Professora relembra plantio de árvore há 20 anos atrás no Santos Prates I em Mantena

Pelas Redes Sociais  a Professora aposentada  Gildete Pereira Pereira Carneiro recordou  do plantio da árvore Ficus no Bairro Santos Prates I  há exatamente 20 anos atrás e o Jornalismo Mantena Online fez este registro especial. 

“Hoje fiquei saudosista. Passei ao lado desta árvore e me passou um filme no meu coração. Há 20 anos atrás plantamos este Ficus. Me lembrei de você  Maria Lucia, de Zezinho do nosso tempo quando a minha paixão pela Amasp causava ciume na minha Alessandra.Bons tempos.A árvore que o diga.Valeu a pena a sua sombra hoje e seus galhos aninham dezenas de pássaros” 

Continua depois da publicidade

Esta árvore Ficus foi plantada há 20 anos atrás – Fotos: Gildete Pereira/Arquivo Pessoal/Redes Sociais

Continua depois da publicidade

O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado a rápido e, em condições naturais, chega a 30 metros de altura. Suas folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo. Elas têm formato elíptico com a ponta acuminada e apresentam leves ondulações nas bordas. As flores discretas e brancas não têm valor ornamental. Os frutos pequenos e vermelhos são decorativos e atraem passarinhos. Suas raízes agressivas e superficiais chamam a atenção, e não raramente racham vasos e pavimentos.

O ficus é uma árvore belíssima, largamente utilizada no paisagismo. Recomenda-se o plantio isolado desta figueira em jardins extensos e fazendas, onde o aspecto escultural do caule têm destaque especial. Plantada em vasos, também pode ser conduzida como arvoreta ou arbusto. Seu caule flexível permite que se realize trançamentos quando jovem, o que lhe dá um charme todo especial. Além disso é muito visada em trabalhos topiários, adquirindo belas formas arredondadas e compactas. Suas características a tornam bastante apropriada também para a arte do bonsai.

Publicidade

COMPARTILHAR