ASSOLESTE será o palco para assunção da 159ª Cia. para 18ª Companhia Independente da PM em Mantena

Acontecerá na próxima terça-feira, dia 13, a assunção da 159° Companhia da Polícia Militar para 18° Companhia Independente da Polícia Militar. O evento ocorrerá na sede da Assoleste, em Mantena. Veja Convite. 
Convite  do Comandante Geral da  Polícia Militar de Minas Gerais 
Com a mudança, a unidade passa a contar com maior contingente e mais viaturas, além de ser regida por maiores patentes militares. Passará, portanto, a equivaler a um batalhão da PM, tendo autônomo administrativa de pessoal e logística, o que tem aumentado a otimização dos serviços de segurança pública na cidade.
Muitos fatores corroboraram para o resultado. Entre eles, as reuniões, mobilizações e manifestações a favor da proposta, que foram firmemente lideradas pela Assoleste.
O pontapé inicial ocorreu durante o Fórum Regional do Território Rio Doce, ainda em 2015, que respaldou a proposta referente à segurança pública. Em resposta à isso, lideranças regionais deixaram as diferenças se lado e lotaram as dependências do Fórum, para garantir a aprovação da proposta. Numa plaéia de 950 pessoas do Fórum  regional  Vale do Rio Doce que são 51 municípios , a Assoleste com seus 9 Municípios que são do mesmo Vale , tinha quase 500 pessoas no evento. Os demais  Municípios da Assoleste são de outros Vales .
O então comandante da 8° Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Cel. Ducler Costa Júnior, explicou que a independência da companhia integra um projeto de reestruturação da Polícia Militar de Minas Gerais. “O objetivo é melhorar a prestação de serviços à sociedade, por meio do empoderamento das frações policiais militares destacadas, instaladas nos municípios do interior de Minas, além de fortalecer as ações de polícia preventiva, sobretudo nas regiões de fronteira do estado” – ressaltou o coronel.
O evento da terça-feira será coordenado pela Assoleste, juntamente com a Região Integrada de Segurança Pública, e terá a presença do Cel. Marcelo.
Ainda no mês passado, a secretária executiva da Assoleste, Elidamárcia, se reuniu com a major Carla, com representantes da Prefeitura de Mantena, com o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública se Mantena, Nilton Fialho, e com o diretor da cadeia pública de Mantena, Henrique Alves Vieira. Desde o dia 10 do mês passado a unidade já atua como 18° Cia Independente, mas a mudança será oficializada no evento de terça. A major Carla é quem comanda a unidade, e seguirá no cargo após a elevação.
Na reunião, foram discutidos detalhes da atuação  da entidade junto ao órgão e a comemoração da conquista, tanto por parte do Município, como por parte da própria Assoleste.
O presidente da Assoleste, Cleudim Machado, reitera que a entidade se orgulha da conquista para o Município e para a corporação, bem como diz que não medirá esforços para que outras conquistas continuem ocorrendo na região.
Segundo a secretária executiva da Assoleste, Elidamárcia, “o engajamento da população mantenense, de empresários e políticos da cidade e região foi fundamental para atrair a atenção do Governo do Estado e levá-lo a atender uma das  principais reivindicações da microrregião”. “Não podemos deixar de agradecer a participação e o esforço, em especial, da Prefeitura de Mantena, empresários da região, prefeitos da Assoleste, as polícias Militar e Civil, à major Carla, ao Ministério Publico de Mantena, e outros atores da sociedade civil” – acrescentou a secretária executiva.
Fonte: Assessoria Imprensa ASSOLESTE/Mantena
COMPARTILHAR