Mistério: Veja as verdades sobre a instalação da Universidade Estácio de Sá em Mantena

É verídica a informação de boatos que circulam pela cidade   sobre a instalação e funcionamento de um polo da Universidade Estácio de Sá em Mantena?

Em Nota  Gelton Antônio da Silva continua afirmando  “sou representante da Universidade Estácio de Sá em Mantena MG” Foto: Rogério Augusto 

Após receber algumas denúncias por parte de cidadãos que não desejam se identificar, o jornalismo Mantena Online foi atrás de informações oficiais sobre a veracidade dos boatos que circulam pelas ruas da cidade sobre a instalação e funcionamento de um polo da universidade Estácio de Sá.

Cidadãos revoltados com informações desencontradas espalhadas pelas ruas da cidade procuraram o jornalismo Mantena Online para externar sua indignação e solicitar que o site apurasse o que é ou não é verdade sobre tal boato.

Já no final do ano passado corria pelas ruas da cidade que chegaria uma grande novidade que beneficiaria toda a população, principalmente aqueles que desejassem cursar um curso superior de qualidade por um preço acessível.

No início do ano de 2018 os boatos se intensificaram após a população perceber uma movimentação no prédio onde funcionou por vários anos a “Casa de Saúde Mantena”.

Ao final do mês de fevereiro o que era um simples boato se confirmou, após publicação de uma matéria no site “Mantena News” com o título “FACULDADE REFERENCIA NO BRASIL CHEGA À MANTENA” 

FACULDADE REFERENCIA NO BRASIL CHEGA À MANTENA.

Em aludida matéria foi informado que havia chegado em Mantena um polo EaD da Faculdade Estácio de Sá oferecendo quase 100 cursos.

Além de apresentar a instituição e divulgar os cursos ofertados, a matéria indicava os sites da Estácio de Sá para que os interessados buscassem informações, bem como informava que as transferências já estavam sendo realizadas, tanto na secretaria da Faculdade quanto no site www.estacio.br/regulamentos.

Conforme a matérias, os responsáveis pela instituição seriam Gelton Antônio da Silva, e outras duas pessoas. 

Ocorre que, a partir da publicação, vários interessados acessaram os canais disponibilizados sem, contudo, obterem êxito na realização tanto das matrículas quanto das transferências.

Alguns relatam que ao entrar em contato com os telefones disponibilizados pela Estácio de Sá (0800 880 6767 e 0800 021 3737) eram informados que não havia no sistema qualquer informação relacionada a existência de polo EaD da Estácio de Sá para a cidade de Mantena/MG.

 “Eu comecei a desconfiar das informações divulgadas pela cidade, pois tudo que foi divulgado não constava no site da Estácio.” Palavras de uma cidadã interessada em iniciar seus estudos.

Tendo a informação de inexistência de polo nos sites da Estácio, bem como sendo desconhecido das suas atendentes tal informação, o jornalismo MantenaOnline acessou o site “e-mec”, que disponibiliza informações de instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação a atuarem em cada cidade e, para nossa surpresa, constatamos que apenas seis instituições podem ofertar cursos na cidade de Mantena/MG e a Estácio de Sá não está entre elas.

Dando continuidade à apuração, o site Mantena Online entrou em contato com a assessoria de imprensa autorizada a falar pela Estácio no Estado de Minas Gerais (INFINITA COMUNICAÇÃO) e, atendido pela Sra. Raquel Moreno, num primeiro momento o site MantenaOnline recebeu a informação de que “A Estácio esclarece que não há pólo EaD em operação em Mantena (MG), nem previsão de abertura de campus na mesma.”

Após alguns minutos a Sra. Raquel enviou novo e-mail retificando a informação, ficando o posicionamento final da Estácio de Sá da seguinte forma:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO”

A Estácio esclarece que não há pólo EaD em operação em Mantena (MG).

Sobre a Estácio

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 47 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, contando com mais de 500 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e dez mil professores. A Estácio oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade, além de soluções corporativas e cursos de extensão. A instituição aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e mantém seus currículos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho.”

Questionada sobre a mudança na informação, a assessoria afirmou que somente repassou as informações que recebeu da Estácio de Sá.

Após tal resposta ficou evidente que toda a divulgação realizada em nossa cidade não condiz com a verdade e, possivelmente, a sociedade mantenense estava sendo ludibriada  com uma publicidade enganosa.

Presando pela responsabilidade na informação, com última fonte de informações, o jornalismo Mantena Online procurou o Sr. Gelton Antônio da Silva que nos enviou a seguinte nota:

“Boa tarde, Rogério. Em resposta a sua pergunta hoje em meu escritório, venho informar que sou representante da Universidade Estácio de Sá em Mantena MG e na região território demarcado pela mesma, tendo como base o documento o contrato de parceria entre eu com a minha entidade de esporte e a Universidade Estácio de Sá, sendo hoje no aguardo da publicação no MEC que sairá na próxima semana, e já haverá os processos seletivos abertos. Desde já venho agradecer a você e seu sítio e que em breve estaremos com grande trabalho de publicação e divulgação junto em prol da bênção concedida por Deus em minha vida e em nossa cidade. ”

Gelton Antônio da Silva – Foto: Rogério Augusto 

Apesar das informações enviadas pelo Sr. Gelton, não foi enviado ao Mantena Online cópia do citado “contrato de parceria” e, com base nas informações enviadas pela assessoria de imprensa que representa a Estácio de Sá, acreditamos que a questão merece ser melhor explicada e esclarecida para a sociedade mantenense, inclusive, com abertura de investigação por parte do Ministério Público Estadual.

NOTA DA REDAÇÃO 

O jornalismo Mantena Online deixa aberto o espaço para que os interessados e citados nesta matéria se manifestem e prestem maiores esclarecimentos.

COMPARTILHAR