Polícia Militar dá dicas para um fim de ano mais seguro em Mantena

 

O Site das letrinhas azuis, anunciou , vendeu

Tradicionalmente, como ocorre em todo o país, nesta época a circulação de pessoas aumenta consideravelmente nas áreas comerciais, em função das compras do Natal e Réveillon. Se por um lado, o cenário faz muito bem à economia local, por outro, desperta a atenção de pessoas mal-intencionadas/oportunistas que tentam se aproveitar da grande movimentação para praticar furtos e roubos.

PM dá dicas de segurança para um fim de ano mais seguro em Mantena – Foto: Edson Martins/Redes Sociais 

Visando dar mais segurança às pessoas para as compras de fim de ano na cidade Mantena, a 18ª. Cia PM Independente deu início a “Operação Natalina” no dia 26 de novembro de 2018. O efetivo é reforçado com Policiais Militares da administração.

Além disso, a corporação alerta quanto a comportamentos preventivos (autoproteção) que as pessoas devem adotar para reduzir as chances de ser alvo de ladrões.

Continua depois da publicidade

Durante as compras

Prefira pagar com cartão, para não levar grandes quantias em dinheiro.

Não deixe a bolsa, carteira e objetos comprados de forma descuidada. Mantenha sua atenção, nunca perca contato visual, deixe-os sempre próximos a você.

Evite retirar sua carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento, etc. Tenha dinheiro separado para as pequenas despesas.

Bolsas, mochilas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e a frente do corpo.

Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evitar ter as duas mãos ocupadas.

Desconfie de empurrões ou esbarrões, caso ocorram, confira seus pertences.

Tenha sempre muita atenção a pessoas estranhas que se aproximam.

No caso de você ser vítima de furto ou qualquer outro tipo de ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Polícia Militar.

Fique atento o tempo todo, caso note que está sendo seguido, atravesse a rua ou entre em algum local movimentado e acione a PM via 190.

Em caso de roubo. Mantenha a calma, guarde os traços físicos e as vestes do assaltante. Acione a Polícia Militar imediatamente.

Procure caminhar no centro de calçadas e contra o sentido do trânsito. Assim é mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito.

Crianças

Ao sair de casa oriente as crianças para caso se percam, procurar auxílio o mais rápido, preferencialmente de um Policial Militar. Deixe no bolso dela um número de telefone (de parentes ou conhecidos) para eventual contato.

Idosos

Idosos devem estar sempre acompanhados.

Celulares

É importante também ter atenção com os celulares e smartphones, que muitas vezes, especialmente no caso das mulheres, são transportados de forma muito vulnerável e até “convidativa”, no bolso de trás de calças, bermudas ou shorts. Isso porque a maioria dos aparelhos atuais tem telas grandes e, na prática, se colocados no bolso traseiro ficam totalmente expostos.

Carros

Outra dica relevante diz respeito aos veículos. Orienta-se aos proprietários para a instalação de sistemas de proteção, como alarmes e travas, e ao estacionar, devem sempre conferir se os carros estão trancados e nunca deixar objetos expostos no interior dos mesmos, que possam despertar o interesse dos marginais.

Saques

Em caso de necessidade de saques bancários, é importante fazer o procedimento com a maior descrição possível, não aceite interferência de desconhecidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 18ª Cia PM Independente.