Projeto de Capoeira  visa desenvolvimento do cidadão no Bairro de Vila Nova  em Mantena

Embora sem apoio  dos empresários  e do Poder Público, o   Centro de Ensino e Desenvolvimento Aliança Cultural  existe há quinze anos  em Mantena   e  trabalha com crianças a partir dos quatro anos de idade. O  Mestre   Ezequiel  Romualdo Mendes, graduado em capoeira,  falou com Exclusividade ao Jornalismo Mantena Online e conclamou ajuda da sociedade neste importante projeto que tira as crianças das ruas  buscando a formação de cidadãos melhores.

Mestre   Ezequiel  Romualdo Mendes, graduado em capoeira,  falou com Exclusividade ao Jornalismo Mantena Online

O   Centro de Ensino e Desenvolvimento Aliança Cultural é um trabalho que   vem sendo realizado pelo Professor Ezequiel  Romualdo Mendes, graduado na capoeira  há  20 anos,   e sua família (esposa e filhas), com aulas sendo realizadas  no Bairro de Vila Nova  sempre   visando   o desenvolvimento  do cidadão através da arte da capoeira. Embora tenha pouca divulgação e praticamente nenhuma ajuda  o Projeto já existe em Mantena há quinze anos.  Se você deseja participar   pode se matricular através do telefone (33) 9 99298253.

 Segundo o Professor Ezequiel  o  objetivo  do Centro de Ensino  é  divulgar a   arte levando aos alunos  participantes   uma melhor  qualidade de vida através das  vertentes da capoeira “Não temos nenhum apoio, o nosso intuito é apenas direcionar as crianças para serem bons cidadãos, ser humano melhores ajudando-lhes a se afastarem das drogas, brigas, álcool e os redirecionando para uma ampla e melhor disciplina escolar e familiar”, explicou .

O Centro de Ensino e Desenvolvimento Aliança Cultural trabalha com crianças a partir dos quatro anos de idade e durante estes quinze anos de existência em Mantena  têm realizado varias viagens para treinos, campeonatos e  também para  adquirir mais conhecimentos “Nós buscamos adquirir conhecimentos  trazendo  professores e mestres de outras localidades para ministrar e administrar cursos. Recentemente  alcançamos   muito sucesso  com a participação nos jogos infantis de Capoeira realizado em Nova Venécia quando  conquistamos medalhas e troféus”, fala com orgulho de seus alunos e de suas filhas que foram as vencedoras daquela etapa.

Patrocinadores

O Professor Ezequiel  Romualdo Mendes  explicou que o Centro de Ensino participa de outros grupos em cidades como Nova Venécia, Governador Valadares, Água Doce do Norte, São Gabriel da Palha e outras cidades “Queremos aproveitar a oportunidade para conclamar os empresários  e o secretário de esportes de Mantena  para nos apoiar neste trabalho e também em nossas viagens,   temos de investir do nosso próprio bolso em  estadia, gasolina e  inscrições, neste momento estamos precisando de ajuda nos uniformes e se alguma empresa  quiser nos ajudar e tiver interesse pode colocar suas propagandas nos uniformes” relatou.

O   Centro de Ensino e Desenvolvimento Aliança Cultural participa anualmente  de um evento de alta relevância de iniciação dos alunos  onde eles recebem a graduação denominada como (corda) “Nestes eventos os gastos são ainda maiores, pois, temos que estar uniformizados corretamente, por não termos ajuda  nenhuma  dos empresários e do poder público,  durante todo este tempo  de existência em Mantena  os próprios   alunos tem comprado seus uniformes, quando trazemos professores e mestres também temos de arcar com todos os custos  oferecendo dormitório, café, duas refeições e ainda ajudando no combustível.  Temos amor a capoeira  e  trabalhamos  buscando  ajudar na construção de uma comunidade melhor, como eu disse formando cidadãos,  quero aproveitar a oportunidade e agradecer aos pais dos alunos que nos apoiam, eles nos  ajudam financeiramente dentro de suas realidades   e tem nos incentivado a continuar levando a arte da capoeira em Mantena”, finalizou o professor.  

O Centro de Ensino e Desenvolvimento Aliança Cultural trabalha com crianças a partir dos quatro anos de idade (Fotos Divulgação)

 

COMPARTILHAR