Valci Ferreira é preso no ES após quase quatro meses foragido

Ex-conselheiro do Tribunal de Contas teve a prisão determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Por G1 ES

Conselheiro do TC-ES, Valci Ferreira, foi condenado pelo STJ (Foto: Gustavo Louzada/ Arquivo A Gazeta em 06/12/2005)

Conselheiro do TC-ES, Valci Ferreira, foi condenado pelo STJ (Foto: Gustavo Louzada/ Arquivo A Gazeta em 06/12/2005)

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Valci Ferreira, foi preso na manhã desta sexta-feira (9). Ele estava foragido desde outubro de 2017, quando a prisão dele foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Valci está na Penitenciária de Segurança Média I, em Viana.

Valci e José Carlos Gratz – que se entregou em novembro de 2017 – foram condenados por irregularidades na administração estadual dos anos entre 1997 e 2001. Valci foi condenado a 10 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Entre as irregularidades praticadas por Valci e Gratz, segundo o Ministério Público, está o desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro para dissimular a origem ilícita de recursos desviados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que Valci se apresentou na sede do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), em Vitória.

Ele foi levado para o Departamento Médico Legal (DML) para fazer exames e depois encaminhado à Penitenciária de Segurança Média I, em Viana, segundo a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) .

COMPARTILHAR