Certidão de nascimento é emitida dentro da maternidade em Ipatinga

0
86

Registro de nascimento para bebês é emitida gratuitamente no hospital. Serviço visa apoiar a campanha nacional pelo registro civil.

 Patrícia BeloDo G1 Vales de Minas Gerais

Crianças recém-nascidas no Vale do Aço poderão deixar a maternidade já com o registrado de nascimento. O novo serviço está em funcionamento desde o fim de 2014 e foi formalizada por meio de um convênio entre a Fundação São Francisco Xavier, administradora do Hospital Márcio Cunha, e o cartório de registro civil das pessoas naturais de Ipatinga.

A emissão de certidões de nascimento é um documento gratuito – conforme previsto no artigo 30 da lei 6.015/73 – e no hospital de Ipatinga pode ser feito até mesmo antes da alta hospitalar do paciente na sala do cartório, localizada no 1º andar do Hospital Márcio Cunha.

Documento fica pronto em dez minutos (Foto: Reprodução / Inter Tv dos Vales)
Documento fica pronto em dez minutos
(Foto: Reprodução / Inter Tv dos Vales)

Para efetuar a certidão de nascimento do recém-nascido, basta que os pais apresentem no cartório alguns documentos, sendo eles, a declaração de nascido vivo (DNV), identidade do declarante, identidade da mãe e/ou certidão de casamento.

“A comodidade é enorme. Muitos pais recebem do hospital um papel amarelo, que eles acreditam ser a certidão de nascimento, e não é. Com a unidade interligada, cartório dentro do hospital esse índice reduz muito. Acaba que o serviço contribui com a campanha nacional de redução do não registro. O serviço é gratuito e o documento fica pronto em 10 minutos.”, explica o oficial substituto do cartório Lúcio Leite.

Benefícios
Segundo o assessor jurídico do hospital, Felipe Lannes de Aguiar, desde que o serviço foi implantado mais de três famílias já foram beneficiadas.

Mecânico registrou o filho dois dias após o nascimento (Foto: Reprodução / Inter Tv dos Vales)
Mecânico registrou o filho dois dias após o
nascimento (Foto: Reprodução / Inter Tv dos Vales)

Pai de um menino que nasceu no hospital nessa quarta-feira (7), o mecânico montador, Edmar Siqueira, levou o pequeno Bryan para registrar nesta sexta-feira (9), antes mesmo dele e da mãe conseguir a alta no hospital. Feliz com o nascimento do filho, o pai relata a importância do documento para família.

“Estou com meu filho nos braços, e esses primeiros dias são sempre muito corridos para os pais. Só de não precisar deixar minha esposa em casa,  e ir ao cartório para fazer esse documento ganhei minutos precisos ao lado do meu filho”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui