Federalização do Hospital Municipal é anunciada pela prefeita de Valadares

0
78

Projeto visa transferência da gestão do Hospital Municipal para a UFJF. Unidade será administrada pela UFJF, com recursos do governo federal.

Diego SouzaDo G1 Vales de Minas Gerais
Hospital Municipal deverá ser gerido pela UFJF com recursos do governo federal. (Foto: Diego Souza/G1)
Hospital Municipal deverá ser gerido pela UFJF com recursos do governo federal. (Foto: Diego Souza/G1)

A prefeita de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Elisa Costa, anunciou na tarde desta sexta-feira (10), durante coletiva de imprensa, que deu início ao processo de federalização do Hospital Municipal. A federalização se dará por meio de doação do hospital para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com isso, a unidade será administrada pela UFJF, com recursos do governo federal.

A federalização do hospital já era defendida pela prefeita. Porém, o processo de federalização passa por uma aprovação da Câmara de Vereadores. Segundo Elisa Costa um projeto de lei será enviado à câmara após o assunto ser discutido com todos os segmentos da sociedade.

Prefeita Elisa Costa (Centro) anunciou início do processo de federalização do Hospital Municipal. (Foto: Diego Souza/G1)
Prefeita Elisa Costa (Centro) anunciou início do
processo de federalização do Hospital Municipal.
(Foto: Diego Souza/G1)

“Já agendamos reuniões com vários segmentos da sociedade para explicar o processo de federalização. As articulações para início desse processo foram feitas pelos governos municipal e federal e pelos Ministérios da Saúde e da Educação até chegar a decisão de executar o projeto”, explicou Elisa Costa.

A prefeita acredita que o projeto de lei não terá objeção por parte dos vereadores. “Espero que haja um debate maduro e sereno e que haja também a compreensão da câmara porque sei que os veradores têm compromisso com a saúde e com a cidade”, declarou Elisa.

Por fim, a prefeita enumerou os benefícios do processo para a questão da saúde em Valadares e afirmou que o Hospital Regional fará parte desta articulação. “Considero que essa é uma excelente notícia para a nossa cidade. Os benefícios serão inúmeros. Vamos poder avançar mais nos atendimentos e na qualidade dos serviços prestados. Os serviços serão mantidos, podendo ser até ampliados. O Hospital Regional estará em articulação com esse projeto e aproveito para anunciar que as obras serão retomadas em breve”, encerrou.