Corpo de vice-prefeito de Valadares, Ronaldo Perim, é velado na cidade

0
165

Ronaldo Perim tinha 74 anos e sofreu falência múltipla dos órgãos.  Prefeita de Valadares, Elisa Costa, decretou luto oficial de sete dias.

Do G1 Vales de Minas Gerais
Elisa Costa (PT) e Ronaldo Perim (PMDB) foram empossados prefeita e vice, respectivamente, de Governador Valadares (Foto: Diego Souza/G1)
Elisa Costa (PT) e Ronaldo Perim (PMDB) quando foram empossados prefeita e vice, respectivamente, de Governador Valadares, em 2013. (Foto: Diego Souza/G1)

Morreu na madrugada desta terça-feira (12), em São Paulo, o vice-prefeito de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, Ronaldo Perim, aos 74 anos. Ele estava internado há cerca de 20 dias no Hospital Israelita Albert Einsten, onde tratava de problemas cardíacos. Nos últimos dias o seu estado de saúde se agravou e nesta madrugada Ronaldo Perim teve falência múltipla dos órgãos.

O corpo está sendo velado desde as 19 horas, na Capela Santo Antônio, no Centro de Governador Valadares. O enterro será na quarta-feira (13), às 10h, no Cemitério Santo. Ronaldo Perim era divorciado e deixa quatro filhos e oito netos.

Nascido em Castelo (ES), Ronaldo Perim iniciou sua atuação política ainda jovem. Em 1966, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, fazendo parte de seu Diretório Municipal em Valadares. Participou das campanhas do partido à Prefeitura Municipal de Governador Valadares em 1966, 1970 e 1972.

Em 1976, Ronaldo foi eleito vice-prefeito na chapa de Raimundo Rezende. Foi nomeado presidente do antigo Semov, na época uma autarquia da Prefeitura responsável pelas obras na cidade. Em 1982, Ronaldo foi eleito prefeito de Valadares, cujo mandato na época era de seis anos.

Prefeita Elisa Costa ao lodo do vice Ronaldo Perim durante entrevista coletiva nesta quinta. (Foto: Diego Souza/G1)
Prefeita Elisa Costa ao lodo do vice Ronaldo Perim
durante entrevista coletiva. (Foto: Diego Souza/G1)

Candidato a Deputado Federal em 1990, assumiu o mandato de março de 1991 a 3 de junho de 1992, como suplente, tendo sido efetivado deputado em janeiro de 1993. Em 1994, foi eleito Deputado Federal, tendo sido primeiro vice-presidente da mesa da Câmara dos Deputados de 1995 a 1997. Na Legislatura 1999-2003 assumiu também como suplente, mas licenciou-se para ser secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado de Minas Gerais.

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa (PT), decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento de Ronaldo Perim e ponto facultativo até o meio dia desta quarta-feira. Em nota, a prefeita lamentou a morte de Perim e destacou a sua importância como homem público e pessoa humana.

“Ronaldo foi um grande companheiro. Neste tempo que trabalhamos juntos percebi a grande pessoa humana que ele era. Um homem amoroso com a família, verdadeiro com os amigos e de princípios firmes. Como político, tinha convicções definidas. Foi um homem de grandes realizações, tanto no âmbito municipal, como no estadual e no federal. A nossa cidade perde um grande político. Estou certa que ele amava Valadares. Em nome da cidade agradeço ao Ronaldo e a sua família pela dedicação à vida pública”, ressalta Elisa.