Artigo: Cinco fatores que colocam o homem mais longe de Deus

0
175

Neste artigo queremos apenas ilustrar fatos que estão acontecendo em nossa cidade ministrados por pessoas sem índole e sem caráter que estão usando do “poder” para massacrar  outras  pessoas se esquecendo da própria conduta. Eis cinco fatores que colocam o homem longe de Deus. MENTIRA, AGIOTAGEM,HOMOFOBIA, USAR O NOME DE DEUS EM VÃO E A SOBERBA/AVAREZA. 

a_seminario_nas_ondas_radio

A MENTIRA

O primeiro fator que coloca o homem longe do caminho de Deus é a mentira,  a bíblia diz que o diabo é o pai da mentira, quem arquiteta qualquer coisa na vida usando de mentiras para denegrir as pessoas e galgar sonhos e objetivos escusos pode se considerar fora do reino de Deus. Em João 8:44 diz: 44 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”.

A AGIOTAGEM 

O segundo fator é ganhar a vida agiotando, se aproveitando de um momento de necessidade de outro ser humano. A bíblia não nos mostra em suas versões este termo agiotagem ou agiota, porém menciona a uma palavra, que é, usura, cujo significado é juro exagerado e tem o mesmo sentido de agiota.  E para esclarecer este assunto, a luz da palavra de Deus,  farei a exposição usando um salmo que é crucial para tal assunto.

“SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

Salmos 15:1 Entendo o versículo, habitar no teu tabernáculo quer dizer habitar com Deus nos céus, por outro lado, a expressão “santo monte” se refere ao monte Sião, onde foi edificado o templo de Jerusalém, a casa de Deus, na Palestina, monte que se tornou um símbolo da habitação de Deus no Céu, onde foram vistos os 144.000 diante do Seu trono (Ap 14:1). Voltando ao assunto inicial, dentre as várias respostas para o versículo 1 deste salmo temos o versículo 5 na parte a, que diz: “… o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente…”

No entanto podemos dizer que se uma pessoa ou um cristão que procede de tal maneira não estará apto a entrar no lugar santíssimo de Deus, por que desobedeceu a um princípio bíblico que Ele nos informou que observássemos, justamente para nos orientar. Mas onde está o pecado nessa história toda? O pecado está na desobediência, pois se Deus deixou isto registrado é por que com certeza, prejudicará ao homem em sua intimidade com Ele.

Tomemos como exemplo um grande profeta da bíblia, Jeremias, que no capítulo 15 versículo 10 na parte central diz: “… Nunca lhes emprestei com usura nem eles me emprestaram com usura…”. Ele relata este texto como sendo um relato importante de seu caráter diante de Deus. Com isso podemos entender que este homem de Deus, com toda certeza lia os escritos bíblicos e sabia que tal procedimento poderia lhe afastar da presença de Deus.

A HOMOFOBIA (PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO)

Na verdade nós não escolhemos quem serão membros de nossas famílias, podemos escolher os amigos, mas, quem serão  nossos pais, filhos, irmãos, é “mister” de Deus. Preconceitos ainda continuam reinando através dos séculos e quando acontece uma situação de homossexualismo dentro da própria família não podemos esconder, repudiar, pelo contrário devemos amar e ainda mais,  se for o caso.  Não queremos entrar ainda mais no mérito da questão, mas, sabe-se que a homofobia é crime ainda que muitos não saibam, homofobia significa aversão a homossexuais. Sem precisar ir ao dicionário, a expressão compreende qualquer ato ou manifestação de ódio ou rejeição a homossexuais, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Apesar de a palavra homofobia albergar todos esses segmentos, novas expressões, como lésbofobia, bifobia e transfobia, surgem para dar ainda mais visibilidade à intolerância em todos os seus matizes.

USAR O NOME DE DEUS EM VÃO

Quem usa o nome de Deus em vão,  usa para  sua própria morte (MISERICÓRDIA). Queremos aqui alertar sobre o uso das palavras e seu poder. Pode falar o que quiser, mas, as palavras tem poder.  As nossas palavras devem agradar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! As palavras são tão poderosas que às vezes é melhor usar o silêncio. A Bíblia diz em Provérbios 13:3 O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína. As nossas palavras revelam o que está no nosso coração. A Bíblia diz em Mateus 12:34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

As nossas palavras são importantes porque nós representamos a Cristo. A Bíblia diz em Colossenses 4:6 A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Como devem ser as nossas conversas? A Bíblia diz em Efésios 5:4 Nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. As nossas palavras podem ser fontes de animo para outros. A Bíblia diz em Provérbios 25:11 Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. A Bíblia diz em Isaías 50:4 O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo.

Um dos mandamentos proíbe usar o nome de Deus em vão. A Bíblia diz em Êxodo 20:7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

SOBERBA/AVAREZA

Soberba: relativo ao nosso orgulho, onde nos achamos melhor que todo mundo, não respeitando o próximo e passando por cima de tudo e de todos. Você se torna o seu próprio Deus, pois a glória de tudo o que você faz sempre vai para você mesmo. O seu umbigo passa a ser o centro do universo. (Eclo 10,15; Romanos 3,27; Gálatas 6,4; Mateus 18,3)

Avareza: relativo ao apego e ao amor ao dinheiro. O dinheiro passa a ser tudo para você e você acredita que com o dinheiro pode fazer tudo e comprar tudo, inclusive as pessoas. As pessoas passam a valer menos que seu dinheiro. Seu deus se torna o dinheiro. (Mt 6,24; 1Timóteo 6,10; Marcos 10,21-22; João 12,5-6)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui