SEC realiza oficinas para capacitação de entidades culturais nesta quarta feira em Mantena

0
142

A SEC – Subsecretária de Estado de Cultura de Minas Gerais  percorre, em junho, 23 municípios mineiros para capacitar interessados no Fundo Estadual de Cultura e Mantena está entre eles. Encontro na cidade acontece nesta  quarta-feira, dia 10, das 14h as 17h, na Secretaria Municipal de Cultura.

 download (1)Os encontros contam com oficinas gratuitas levam especialistas da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura ao encontro de agentes culturais de todas as regiões do Estado. Neste ano, o edital pretende contemplar cerca de 300 propostas.

A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, realiza, no mês de junho, 23 oficinas gratuitas para a capacitação de entidades culturais interessadas em participar do Edital 01/2015 do Fundo Estadual de Cultura (FEC). Os encontros serão abertos ao público e para se inscrever basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] (31) 3915-2720 / 3915-2719.

Até o dia 20 de junho, os seguintes municípios receberão capacitação: Curvelo, Três Marias, Diamantina, Ipatinga, Manhuaçu, Visconde do Rio Branco, João Pinheiro, Unaí, Araxá, Coromandel, Uberlândia, Carneirinho, Itambacuri, Mantena, Gonzaga, Araçuaí, Carbonita, Almenara, Águas Formosas, Teófilo Otoni, Brasília de Minas, Montes Claros, e Belo Horizonte.

A ação, que teve início em maio, contemplará ao todo 30 municípios mineiros. No último mês, agentes culturais de São João Del Rei, na região Central, expressaram voluntária satisfação com relação à equipe técnica da SEC. “Gostei muito da oficina, que poderá ajudar e muito o meu projeto cultural” afirma o produtor cultural Joel José, por meio do Fale Conosco enviado à Secretaria.

As oficinas de capacitação têm o objetivo de fornecer às entidades culturais informações sobre procedimentos de elaboração e avaliação de projetos no FEC, para que possam obter recursos para o fomento da cultura em sua cidade e entorno.

download

Para a definição do calendário, a SEC analisou as solicitações de municípios e avaliou aqueles que possuem um baixo índice de aprovação de projetos em editais anteriores do FEC. O Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Felipe Amado, destaca o alinhamento da inciativa com a nova diretriz do Governo de Minas Gerais. “A importância das oficinas de capacitação se confirma na medida em que o principal público alvo do FEC – o interior – é atingido. Ao chegar a todos os 17 territórios de desenvolvimento do Estado, os cursos comprovam a atual política governamental de regionalização”.

Fundo Estadual da Cultura

O FEC é um importante mecanismo de fomento que visa ao estímulo do desenvolvimento cultural das diversas regiões do Estado – com foco nos municípios localizados fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte – por meio de financiamento e apoio a propostas que tradicionalmente encontram dificuldade em captar recursos no mercado. Ao contrário da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o repasse de recursos do FEC é direto, sem necessidade de captação junto a empresas.

Inscrições

Os interessados em participar das capacitações, devem entrar em contato com o Fundo Estadual de Cultura nos telefones (31) 3915-2720 / 3915-2719 ou pelo e-mail [email protected] e realizar a sua inscrição. Para participar, será necessário informar nome completo, telefone, e-mail, município de domicílio e em qual cidade deseja estar presente para o curso.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Mantena