Veja na íntegra “Contestado 50 anos”, um filme de Cloves Mendes

0
227

A realização do filme teve o apoio das Prefeituras de Mantena e Barra de São Francisco, embora com os dois governadores presentes na inauguração do novo marco 50 anos de contestado, o filme não pode ser amplamente visto pelo público de uma forma em geral, Mantena sofreu com enchentes e grandes dificuldades, porém , mesmo assim foi lançado no Cine Teatro Império em Mantena. O Jornalismo Mantena Online mais uma vez parabeniza o cineasta Cloves Mendes,  simplesmente o filho da terra “Neto” e traz o filme na íntegra para quem não assistiu este belíssimo trabalho que resgatou a memória do Contestado. Logo depois da realização deste  filme alguns entrevistados nos deixaram, porém o resgate veio antes e fica guardado na memória e perpetuado através  do filme “Contestado 50 anos”, um filme de Cloves Mendes.

[vsw id=”yNxocI1LArE” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

Relembrando  o lançamento do filme “O Contestado” em Mantena

1476401_714862675191037_1972065443_n

Durante todo o dia o cineasta mantenense, filho da terra, Cloves Mendes, o Neto, esteve apreensivo, mesmo com o grande sucesso na carreira, badalado no Espírito Santo e muito requisitado no Brasil e no mundo, diretor de diversos filmes e documentários de sucesso, quem o acompanhou durante todo o dia pode notar a ansiedade de poder voltar à sua “Terra Boa”, e no cinema que cresceu assistindo aos filmes quando menino, filmes estes que lhe aguçaram o sonho e o deixaram na aptidão de tentar também fazer acontecer, voltasse depois de muitos anos, agora para assistir a um filme seu,  como profissão “diretor de cinema”.

O dia parecia não passar para ele, ao adentrar outra vez ao cinema do Tio Archimedes Fernandes, como Neto chama o tio que ergueu o cinema em Mantena,  pudemos sentir o pulsar de sua alma, o bater do seu coração, emocionado com tudo que acontecia, Neto, estava preocupado em acertar todas as coisas para o documentário da noite. Sim, além do resgate do filme “Contestado 50 anos”, havia também o resgate do querido “cinema do Sr. Archimedes”, que fechado e sem abrir as portas a muitos anos, voltou a ter um dia muito bonito, especial para a cultura de Mantena, dia que fez a todos os mantenenses presentes se lembrar dos outros dias marcantes que escreveram a história de Mantena.

AS 20 horas estava marcado a celebração do filme, Neto , juntamente com o Sr. Archimedes tomara o posto na entrada do cinema, quem esteve presente ao evento, ainda teve o privilégio de entrar na fila da pipoca , e relembrar ainda mais o passado. Estava quase tudo pronto, chegavam os amigos mantenenses, chegava os irmãos queridos, todos para compartilharem o momento especial, a noite de resgate da cultura de nosso Município, a alegria então contagiou ainda mais a festa. Neto, rodeado de todos os familiares, com a presença da mãe, esposa, irmãos, sobrinhos ao seu lado, visivelmente emocionado, era que sorriso puro, era a felicidade em pessoa.

Apesar do dia inteiro de chuvas, que adentraram a noite, cerca de 90 amigos estiveram presentes assistindo ao documentário, diga-se de passagem, ficou sensacional. O prefeito municipal, Dr. Wanderson Coelho também esteve presente, e homenageou Cloves Mendes com uma placa “Estou muito feliz pelo filme sobre o Contestado 50 anos, resgatamos um pouco de nossa história que estava sendo apagada, nesta noite estamos aqui para ver o filme, mas, também para destacar a pessoa do cineasta Cloves Mendes, o Neto, que não mediu esforços para rodar este documentário, não tive duvidas ao apoiar, desde as primeiras conversas, pude sentir nele o amor por Mantena, pela nossa querida Terra Boa, a administração municipal agradece ao Neto, pelo empenho e dedicação quanto ao filme, ficou maravilhoso, e já o convidei para completar o documentário, anexando a esta brilhante primeira parte, a comemoração do 50 anos do Contestado realizada em Setembro, nas minhas palavras no documentário, eu deixei em aberto que haveria uma continuação e só depende do Neto para realizá-lo, eu mesmo já o convidei para continuar a bela obra. Ainda adianto que no ano que vem vamos levar este documentário a todas escolas do município”, finalizou o prefeito.

O administrador do grupo Mantena Antiga, o conhecido Frei Zeca Alvim, juntamente com Neto, também entregaram um placa de homenagem ao Tio Arquimedes Fernandes, pela forma como conduziu o cinema durante todo este tempo , pela dedicação à cultura de Mantena.

Um dos presentes, o conhecido Zé Geraldo foi enfático, muito emocionado, disse “Estou muito emocionado, quem realmente conheceu o passado e conhece a história como eu tenho certeza que ficou maravilhado, parabéns ao Neto, o documentário foi muito especial, valeu a pena ter vindo outra vez ao cinema, precisamos resgatar esta cultura em nossa cidade”, afirmou.


Ficha
 técnica:
“Contestado 50 Anos”
Duração: 30 minutos
Direção e Roteiro: Cloves Mendes e Romulo Musiello
Produção: Rogério Augusto
Diretor de Fotografia: José Lúcio Campos
Edição: Henrique Alemão
Finalização e Arte: Felipe Mariano
Locução: Igor
Trilha: Mirano Shuller
Edição de áudio e Efeitos: Fábio Pirajá
Direção Geral: Cloves Mendes
Produtora: Jucutuquara Filmes

Vejam fotos dos bastidores da realização do filme, seu lançamento em Mantena e algumas outras fotos sobre o contestado. DSCF2002_contestado_mantena_mantenagora DSCF2003_contestado_mantena_mantenagora DSCF2019_contestado_mantena_mantenagora DSCF2003_contestado_mantena_mantenagora DSCF2019_contestado_mantena_mantenagora DSCF2032_contestado_mantena_mantenagora DSCF2047_contestado_mantenagora_mantena DSCF2089_mantena_contestado   images (2)   images (5) images (6) images (7) images (8) images (9) images (10) images (11) images (12) images (13) images (14)