Prefeito Dr. Wanderson atende reivindicações e CAPS será instalado em Mantena

0
74

Preocupados  com futuro dos nossos jovens, Prefeito Municipal, Dr. Wanderson Coelho e Capitã Carla, Comandante do 159ª CIA/PM de Mantena,  traçam metas futuras e visitam possível  local onde deverá funcionar o CAPS em Mantena.

 DSC_0913

Nesta tarde de terça feira, (14/07), o Prefeito Municipal, Dr. Wanderson Coelho,  o Secretário Municipal de Saúde, Onofre Flausino, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clodoaldo Magalhães, estiveram juntamente com a Comandante do 159ª Cia/PM da Comarca de Mantena, Capitã Carla, visitando o local  onde poderá ser a instalação da futura sede do CAPS em Mantena.

Na oportunidade,  Capitã Carla conversou longamente com o Prefeito Dr. Wanderson Coelho relatando a atual situação em que se encontra Mantena em relação às drogas e a população que esta envolvida na situação, reafirmando se não houver um cuidado urgente neste momento o futuro da cidade estará comprometido.

DSC_0912

“Através das ações e operações diárias da Polícia Militar em Mantena, percebemos o aumento de usuários de drogas e dependentes químicos, principalmente o crack. Assim, tornam-se necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade, público, privado e organizações não governamentais, autoridades civis e militares para potencializar a prevenção e repreensão ao uso e tráfico de drogas. O uso de drogas vem impactando de forma negativa na vida de muitos e jovens e adolescentes, destruindo a sua capacidade laborativa e perspectivas de um futuro melhor. Através do CAPS, a população de Mantena terá mais uma alternativa de suporte do enfrentamento ao uso de drogas, o que refletirá no futuro da cidade. O CAPS, além de ajudar o usuário a se libertar do vício, apoiará a família na busca de um tratamento adequado”, disse a Comandante.

Dr. Wanderson Coelho reafirmou o apoio a Polícia Militar de Mantena  e confirmou que o CAPS será implantado o mais rapidamente possível e ainda propôs “O alarme nos dado pela Comandante Capitã Carla muito nos preocupou, diante dos fatos reafirmamos nosso compromisso com o social e estamos dispostos a realizações em busca de atender estas necessidades, vamos implantar o CAPS o mais rápido possível, já está autorizado ao nosso secretário de saúde a implantação, também estamos dispostos a junto com a Polícia Militar participarmos de uma reunião entre todos os poderes e a sociedade para discutirmos o assunto em busca de mais soluções, por exemplo, a volta dos Comissários de Menor em Mantena, para ajudar as polícias com os adolescentes e os jovens. Queremos também reafirmar o apoio às Policias Militar e Civil no combate ao tráfico, contem com nosso apoio, pois , acho que se evitarmos que as drogas cheguem em Mantena estaremos matando o mal pela raiz”, finalizando.   

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL  – CAPS I

OBJETIVO GERAL DO CAPS?

Oferecer atendimento, realizar o acompanhamento clínico e promover a reinserção social dos seus usuários através do acesso e garantia dos seus direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE:

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de Atenção à Saúde Mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

QUAL A FUNÇÃO DOS CAPS?

  1. Prestar atendimento clínico em regime de atenção diária,
  2. evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
  3. Acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
  4. Promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
  5. Regular a porta de entrada da rede de assistência em
    saúde mental na sua área de atuação;
  6. Dar suporte a atenção à Saúde Mental na rede básica e organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos Municípios;

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui