Temperatura cai e neblina muda a cara de Mantena neste inverno

0
274

A neblina que não é uma  característica de Mantena  pintou a cidade de cinza  neste domingo  (19/07), a previsão do tempo em Mantena  foi de 17 ºC graus com poucas nuvens,  a umidade do ar estava  em 94%, pressão 993 hpa, ventos de 1 km/h.   A estação de inverno vai  de 21 de junho a 23 de setembro.

A neblina tomou conta das ruas de  Mantena neste domingo para segunda /Foto: Gilmar Dutra (Rede Social)
A neblina tomou conta das ruas de Mantena neste domingo para segunda /Foto: Gilmar Dutra (Rede Social)

Mantena esteve envolvida em um nevoeiro nesta noite e madrugada de domingo para segunda, alguns internautas postaram fotos mostrando  a situação um tanto quanto diferente, um fato muito raro de acontecer na cidade.

Previsão para hoje, segunda feira, (20/07), em Mantena
Previsão para hoje, segunda feira, (20/07), e para toda semana em Mantena

A neblina é formada pela suspensão de minúsculas gotículas de água numa camada de ar próxima ao chão. Ou seja, a neblina nada mais é do que uma nuvem em contato com o solo. Esse fenômeno, também conhecido como nevoeiro, é mais comum em lugares frios, úmidos e elevados e ocorre devido à queda da temperatura e à consequente condensação do vapor d’água junto ao solo. A condensação, também chamada de liquefação, é a transformação da água em estado gasoso (vapor) para o líquido quando submetida a um resfriamento. O processo é parecido com o que rola nos automóveis no frio, quando a temperatura dentro do carro fica maior do que a externa. O vidro, em contato com o frio externo, permanece gelado. Quando o vapor suspenso no interior entra em contato com o para-brisa, ele se condensa e embaça o vidro.  A neblina é resultado da combinação de vapor de água com queda de temperatura, ou seja, quando anoitece – ou quando a região é atingida por uma frente fria, a temperatura cai, o vapor de água se resfria e condensa, ocasionando a neblina.

Névoa, neblina ou nevoeiro?

Nem os meteorologistas se entendem sobre o que é uma coisa ou outra. Segundo André Madeira, meteorologista da empresa Climatempo, em São Paulo, neblina é o termo coloquial para nevoeiro. Já a diferença entre neblina e névoa está na intensidade do fenômeno. Se a visibilidade horizontal no solo for inferior a 1 quilômetro – ou seja, quando a cerração é mais densa -, chamamos de neblina ou nevoeiro. Quando a visibilidade é superior a 1 quilômetro, estamos diante de uma névoa.

Foto: Letícia Vieira /Rede Social
Foto: Letícia Vieira /Rede Social
Mantena sentiu a temperatura cair com o frio e a neblina - Fotos: Professor Wendell Valadares (Rede Social)
Mantena sentiu a temperatura cair com o frio e a neblina – Fotos campo de aviação: Wendell Valadares (Rede Social)

11222594_847646841972702_1571445020963439536_n 11737873_847639081973478_7534641983329319603_n