Pacientes do Hospital de Barra de São Francisco já contam com hemodiálise

0
149

Graças ao peso político do deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), o Hospital Dra Rita de Cássia Melgaço, em Barra de São Francisco, conseguiu garantir aos seus pacientes em estado grave, internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o serviço de hemodiálise – procedimento utilizado na presença da insuficiência renal dos pacientes.

900000

A novidade, que começou a ser utilizada nesta quarta-feira (2907/2015), vinha sendo implementada desde 2013 pela gestão de Kepler Alexandro Reis Júnior, mas somente com a eleição de Enivaldo dos Anjos como deputado estadual o processo foi acelerado, permitindo ao novo diretor do hospital sua inauguração. Antes, se necessitassem de hemodiálise, os pacientes eram transferidos para São Mateus (Hospital Roberto Silvares) ou Colatina (Hospital Silvio Avidos).

O serviço contemplará em especial os pacientes internados na UTI da unidade que evoluíram para um quadro mais grave, comprometendo suas funções renais. “Trata-se de mais um serviço que será agregado à saúde no município e, certamente, salvará muitas vidas atuando dentro da UTI”, disse o diretor do Hospital, Antônio Ângelo Moschen.

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia.

A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais. “Hoje está iniciando uma grande conquista para a UTI do hospital Dra Rita de Cassia de Barra de São Francisco, o serviço de Hemodiálise, um grande marco para nossa região”, disse Elaine Delogu Vaccari, assistente administrativo da UTI, em sua página do Facebook.

Fonte/foto: Gazeta do Norte