Curso ensina cozinheiras a aproveitarem melhor os nutrientes dos alimentos em Limeira de Mantena

0
225

Cozinheiras que trabalham nas escolas de Mantena fizeram  um curso de qualificação para aproveitar melhor os nutrientes do alimento. Durante as aulas elas aprenderam como armazenar melhor frutas, legumes e verduras da maneira correta.

Sem título

A Escola Municipal  do Distrito de Limeira  é a única escola da Rede Pública do Distrito de Limeira  em Mantena, os ambientes com pouca movimentação significam férias escolares, mas, para treze mulheres da região o passado se fez presente por cinco dias elas ocuparam as carteiras da sala de aula participaram do curso de Planejamento de Cardápios promovido pelo Sindicato dos Produtores  Rurais  de Mantena em parceria com o SENAR/Minas.

roberio cabeção

O Vereador Robério do Sindicado esteve presente representando o Sindicato dos Produtores Rurais e também o Legislativo mantenense “As pessoas que fazem parte da cantina e as trabalhadoras rurais na área nutritiva Planejamento de Cardápio foi muito bom por que vai ter mais uma opção na mesa do produtor e do trabalhador e também dos alunos com produtos mais nutrientes e que realmente vem do campo”, disse.

instrutora

Claudete Lana da Silva   é instrutora do curso, ela é pós-graduada  em nutrição pela Universidade Federal de Viçosa na Zona da Mata Mineira, ela explica sobre as informações nutricionais dos alimentos, temperatura da água, e outros detalhes que podem fazer a diferença no preparo “ Tem a questão do tamanho para está picando estes alimentos, o teor de gordura e a quantidade de água, a temperatura do fogo” descreveu.

mulheres trabalhando

Na cozinha as mulheres usam as medidas de higiene e  colocam o avental, touca e mascara,  já na cozinha as mãos limpas e higienizadas com álcool para logo depois serem liberadas para o contato com os alimentos como a couve flor, brócolis, chuchu e a cenoura alimentos fresquinhos colhidos na região de Limeira de Mantena. A faca bem amolada ajudou a aprimorar os conhecimentos  e elas aprenderam fazendo, alias, este é o lema do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  com o objetivo de saber conservar frutos e vegetais preservando o nutriente de cada um deles. Depois de cortados eles são colocados na água para minimizar os efeitos dos  agrotóxicos e depois embalados “nestas partes de cascas ou outros alimentos a gente consegue  retirar a parte mais nobre do alimento com valor nutricional muito maior. Então tem como estar aproveitando estas cascas seja em forma de ensopado ou mesmo uma torta, uma salada” completou Claudete.

diretora produtora rural

Diante de todos os ensinamentos as cantineiras, alunas, mães, funcionarias da escola e produtoras rurais   se animaram sobremaneira  como disse Kayla Dias  “ Aprendemos novos conhecimentos  e colocando muitas coisas em pratica, muita coisa nova”.

A Produtora Rural  Maria Aparecida de Moura também falou sobre o curso “Aprendemos novos cardápios para ensinar para as pessoas que ainda não sabe a higienização da escola”.  A vice diretora da Escola Valmira Maria Brito entende que o curso vai marcar muito “Os alunos vão achar muitas coisas diferentes na escola e vão gostar deste curso que nós fizemos nas férias  e vão participar melhor das aulas, porque vão estar com os nutrientes fortes  no organismo para que possa participar das aulas com mais animo” projetou.

O Vereador Robério ainda salientou “Esta parceria com a escola de Limeira foi muito boa e estamos conseguindo trazer o recado do SENAR/Minas com a comunidade rural”, finalizou.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/vales-mg/intertv-rural/videos/t/edicoes/v/curso-ensina-cozinheiras-a-aproveitarem-melhor-os-nutrientes-dos-alimentos-em-mantena/4364206/