Segmentos variados participam do Plano Mineiro de Desenvolvimento integrado em Mantena

0
144

O auditório Deputado  Zé Henrique na ASSOLESTE  recebeu diversos segmentos da sociedade regional para encontro  de unificação de necessidades e objetivos da região que será apresentada  em Fórum Regional Rio Doce que será realizado em Governador Valadares. A criação da Delegacia Regional e Companhia Especial da Polícia Militar  em Mantena foram  as principais propostas apresentadas.

Diversos segmentos da sociedade regional participaram do  encontro para  unificação de necessidades e objetivos da região Leste de Minas
Diversos segmentos da sociedade regional participaram do encontro para unificação de necessidades e objetivos da região Leste de Minas

Nesta quarta feira, (12/08),  integrantes de movimentos sociais e sociedade civil da região se reuniram para indicar as prioridades dentro dos cinco eixos de ação definidos pelo Governo do Estado.  O objetivo desta etapa  foi  apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial. Para facilitar o apontamento das demandas, os participantes preencheram  o Formulário de Diagnóstico Territorial, que  foi dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico, Infraestrutura e Logística, Saúde e Proteção Social, Segurança Pública e Educação e Cultura.

Os Fóruns Regionais de Governo são um novo modelo de gestão no Estado e foi criado para dar voz à sociedade para que se manifeste em busca de soluções específicas para as diferentes localidades de Minas Gerais. Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento, com uma sede em cada um.

Neste primeiro ano serão levantadas as prioridades das regiões e, a partir de 2016, os encontros servirão como canal de diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

A criação da Delegacia Regional e Companhia Especial da Polícia Militar em Mantena foram duas propostas apresentadas na reunião
A criação da Delegacia Regional e Companhia Especial da Polícia Militar em Mantena foram duas propostas apresentadas no eixo 4 – Segurança Pública

Um comerciante que esteve presente   ao evento  falou sobre duas  das principais reivindicações e propostas da população mantenense    “A reunião de preparação para o Fórum Regional foi muito boa. Oportunidade impar de apresentação das propostas.  Para a área de segurança pública temos que mobilizar mais pessoas para comparecimento em Governador Valadares na segunda fase, pois, tudo dependerá de votação das propostas de criação da Delegacia Regional e Companhia Especial da Polícia Militar”,  esclareceu.

“Nossa região precisa, todos unidos seremos mais, não vamos deixar esta chama apagar, a cada dia mais vamos unir forças para que nossos objetivos sejam alcançados”  conclamou outro comerciante.

DSC_0293 DSC_0305 DSC_0307 DSC_0308