29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo: Secretaria da Saúde de Mantena implanta o Programa Nacional “Deixando de fumar sem mistérios”

0
138

Em Mantena o Programa foi lançado nesta quinta feira, (27/08), quando a Secretaria Municipal de Saúde  instalou um centro de informações na Praça da Matriz durante a Feira de Artesanato e Gastronomia do Município, evidenciando assim de uma maneira mais clara e transparente  o programa e suas ações.

Equipe da secretaria da saúde no lançamento do Programa "Deixando de fumar sem mistérios"
             Equipe da secretaria da saúde na implantação do Programa    Nacional  “Deixando de fumar sem mistérios”

O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência à nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. Sua prevalência vem reduzindo progressivamente, entretanto, ainda mostra-se expressiva em certas regiões e grupos populacionais mais vulneráveis.

Implantado  pela Secretária Municipal de Saúde, o “Programa Deixando de fumar sem mistérios” é um  modelo de tratamento  baseado na  abordagem cognitivo comportamental  possibilitando que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente, e tem como objetivo  auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS.

Psicóloga, Alana Roberto Jório
 Psicóloga Alana  Roberta Schepierski Jório

Com atuação e liderança de algumas profissionais, como a   psicóloga, Alana Roberta Schepierski Jório,  da farmacêutica Penha Brandão e da enfermeira Patrícia Magalhães, o Município começou  o desenvolvimento  do trabalho “Teremos   grupos de quinze participantes com reuniões semanais se espelhando no “Programa Deixando de fumar sem mistérios”, onde toda reunião é um processo onde são compartilhado o remédio, o adesivo, sendo que  a pessoa que deseja parar de fumar é só procurar pela farmacêutica Penha na Farmácia da  secretaria e deixar o nome e o telefone . O Programa se divide em quatro reuniões semanais, depois são quinzenais e posteriormente uma reunião mensal para fechar o programa que tem a duração de três meses. Os grupos estão sendo montados para que o Programa possa começar sua atuação em Mantena”, informou a psicóloga Alana Jório.   

A farmacêutica Penha Brandão   complementou as informações e  deu mais detalhes do Programa  “Dia 29 de Agosto  é  o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Este  Programa “Deixando de fumar sem mistério” vem  do Governo Federal  e foi  lançado pelo Inca  e nós da secretaria da saúde, como mechemos com o programa do  tabagismo, trabalhamos com os grupos,  hoje nós estamos  dando inicio  ao Programa em Mantena”, finalizando.

DSC_0800 DSC_0799 DSC_0791 DSC_0796