7 de Setembro: Alunos e professores brilharam na Avenida em desfiles maravilhosos em Mantena

0
184

Vejam todas fotos com Exclusividade Mantena Online:

CAM00368

TIRO DE GUERRA/CHARANGA DE MANTENA/ GUARDA MIRIM/BANDA MARCIAL/ BANDA DESBRAVADORES /

Quatro bandas  abrilhantaram  a  festa neste primeiro dia e todas elas foram destaques em suas apresentações. A  apresentação e desfile inédito  do tiro de Guerra do Exército Brasileiro 04/007 de Governador Valadares  arrancou aplausos da plateia. Da mesma forma a Banda Marcial da Guarda Mirim de Mantena fez uma belíssima apresentação  balançando o público presente pela tradição  e pela bela apresentação. A Banda Marcial de Mantena, com grande numero de membros,   de uniforme novo,    confirmou  na avenida  toda sua preparação e  fez bonito  tocando   para  que  a maioria das escolas desfilassem. Finalizando a Banda dos Clube dos Desbravadores (Mantena/Governador Valadares), também mostram grande potencial destacando  com musicas tradicionais acompanhados de instrumentos de metais  e a percussão. Pela primeira vez desfilando, a  charanga de Mantena, formada por instrumentistas da casa  deram  um show   em sua  apresentação  balançando o público presente.

CRECHES CASULO AMOR À CRIANÇA/ INSTITUTO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA/CEMIP

O Centro Educacional Casulo Amor a Criança foi fundada em 1986 como o nome de Creche Casulo Amor a Criança. A partir da inclusão da Creche como direito da criança, garantido pela Constituição Federal Brasileira, toda entidade que atendia crianças precisava adaptar as novas normas e regras de funcionamento. A escola apresentou o Tema com o foco “As Expressões Folclóricas da Região Norte”.

Há 60 anos o Instituto Nossa Senhora de Fátima fazem  parte  da história do povo de Mantena e naquela época a parte religiosa era aos cuidados dos Freis Capuchinhos, na Paróquia de Santo Antônio moravam Frei Jorge Módica, Frei Jacinto e Frei Alfredo. Frei Jorge era italiano e conhecia as Irmãs Franciscanas na Itália. Em 1954 ele pediu para a Madre Anina, responsável pela congregação, que enviassem algumas irmãs em missão no Brasil, pois em vários lugares precisavam de ajuda, nos trabalhos, na educação, na catequese e na área social como: corte e costura, escola noturna de alfabetização de adultos, escola da fé, aulas de tricô.

Em 1955 três irmãs, Pierina, Lilana e Carla, deram ínicio aos trabalhos desta entidade que teve por primeiro o nome Instituto Orfanato Nossa Senhora de Fátima. Hoje o Instituto Nossa Senhora de Fátima caminha segundo a vontade de Deus e graças a Ele nada tem faltado.  Na educação tem creche de 06 meses a 03 anos, e Pré Escola de 04 a 05 anos.  O Instituto  N.S. Fátima desfilou mostrando a Região Sul do Brasil, a  alegria,  a vida e  as festas populares e religiosas.

A Escola Centro Educacional Municipal Infantil Instituto do Povo (Cemip)  é uma entidade mantida pela Prefeitura Municipal de Mantena e tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança de 06 meses até aos 5 anos de idade,  em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.  Hoje a escola atende Creche com período integral com aproximadamente 72 anos e parcial de 3 a 5 anos com 132 alunos ao todo 204 alunos.  A Escola desfilou focando a Região Norte, com ênfase na Amazônia. O estado do Amazonas, estado no Noroeste da Região Norte do Brasil.

ESCOLA  MUNICIPAL DISTRITO LIMEIRA/ESCOLA M. ANTONIO CARLOS/ESCOLA M. PETRINA PINTO PEREIRA

A origem do nome Limeira deu-se por existir, nesta localidade, uma grande mata e ao desbrava-la acharam uma quantidade considerável de pés de Lima (fruto parecido com a laranja, porém de casca fina verde escuro e quando amadurece fica verde claro; é rico em vitamina C; doce ao chupar inicialmente e a seguir tem leve amargo que torna o fruto diferente e especial).

 A Escola Municipal do Distrito de Limeira  atende alunos da Educação Infantil  ao 9º ano do Ensino Fundamental, totalizando 231 alunos e veio para Avenida com o Tema focado na Região Norte.

A tradicional Escola Municipal Antônio Carlos  entrou na avenida com o tema  focado na Região Sul,  hoje, conta com 615 alunos, com 54 profissionais competentes e qualificados, voltados para um ensino de qualidade, abrangendo todos os níveis intelectuais do educando.

 A Escola Municipal Petrina Pinto Pereira desenvolveu o Tema sobre a Região Nordeste, região rica em diversidade. A escola conta com 490 alunos com seus respectivos responsáveis, uma equipe de 33 professores, 09 auxiliares de serviços gerais, 01 secretária e 02 auxiliares de secretaria, 02 vigias, 02 supervisores escolar, 02 vice-diretoras e 01 diretora.

A proposta de Educação da Escola Municipal Petrina Pinto Pereira prioriza o processo de desenvolvimento global da consciência e da comunicação (do educador e do educando) integrando, dentro de uma visão de totalidade, os vários níveis de conhecimento e expressão. 

CULTURARTE/CLUBE DOS DESBRAVADORES (MANTENA/GOVERNADOR VALADARES)

O Projeto CulturArte é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Mantena. Teve início no ano de 2013, portanto, encontra-se em seu 3º ano de execução, ininterrupta. Trata-se de Canto Coral, Flauta Doce, Violinos, Violão, Trompetes, Trombone de Vara, Clarinete e Saxofone.

As atividades do Projeto CulturArte têm inicio no mês de Março, é seguem um cronograma de apresentações avulsas durante todo ano, encerrando os trabalhos no mês de Dezembro com a apresentação de um Musical de Natal que reúne todas as modalidades.  O tema na avenida foi Violino/Moda Viola.

O Clube dos Desbravadores surgiu em 1919 com Arthur Spalding, na cidade de Medisson – Tenessee, EUA. Foi em 1950 que a Igreja Adventista do 7º Dia oficializou o Clube dos Desbravadores como  um programa da Igreja em todo o mundo.

Em Mantena, o Clube dos Desbravadores foi fundado em 24 de Maio de 2015 com o nome de Guardiões da Natureza, tendo como fundador e primeiro diretor, o jovem Danilo Amaral de Brito. A atual diretoria é composta por Abner Venâncio de Souza atual diretor, Aruza Cunha Carvalho diretora associada, Alexandro Fagundes de Moura, diretor associado, Danúbia Carla Alves de Souza, secretária, instrutoras: Neuza Soares da Silva, Laila  Cristiam Nascimento Silva e Stefany Rosa Silva. Conselheira: Aline Pimenta Lopes de Farias, Conselheiros: Weverton Silva Bambirra e Samuel Henrique Novo Reis.

Atualmente o Clube de Desbravadores é um dos Departamentos fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e tem como objetivo principal prover atividades educacionais e recreativas  aos membros da igreja e da comunidade.

Veja mais fotos de pessoas que estiveram no evento com Exclusividade Mantena Online:

CAM00404 CAM00410

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui