Diretor do Saae afirma que estuda racionamento de água em Valadares

0
119

Medida é prevista caso a vazão de água continue baixa no rio Doce. Anúncio foi feito por Vilmar Rios na tarde desta quinta-feira (8).

Diego Souza Do G1 Vales de Minas Gerais

Em 2014, o nível de captação de água no rio Doce chegou a 20cm negativos, nove a menos que os 29 negativos medidos na tarde desta quinta-feira (8) (Foto: Diego Souza/G1)
Em 2014, o nível de captação de água no rio Doce chegou a 20cm negativos, nove a menos que os 29 negativos medidos na tarde desta quinta-feira (8) (Foto: Diego Souza/G1)

O diretor adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Vilmar Rios, afirmou na tarde desta quinta-feira (8) que estudos estão sendo realizados para implantar um racionamento de água em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Vilmar garantiu que o abastecimento ainda não está sendo prejudicado, mas isso poderá acontecer nos próximos dias.

“Muitos bairros que ficam sem água no momento é em função de problemas na rede, quebras ou manutenção na rede. Porém, a escassez de chuvas deixam a situação do rio Doce quase em estado de calamidade, e nós não descartamos, para um momento próximo, um racionamento de água”.

Na tarde desta quinta-feira (8) o nível do Rio Doce – de onde o Saae capta a água que é tratada e distribuída no município – atingiu a marca de 29 centímetros negativos. Com o nível do rio normal, a vazão de água é de 1.200 litros por segundo (l/s). Atualmente, a vazão está em 821 l/s.

“Já estamos fazendo um estudo técnico de viabilidade de um possível racionamento. A princípio, faríamos paralisações no fornecimento de água em algun bairros, durante o dia, para que outros bairros sejam beneficiados. Desta maneira, é preciso que a população se conscientize e adote as medidas de economia”, explicou Vilmar Rios.