Os propósitos dos tempos difíceis na vida do ser humano

0
416

Josué 15:16-19 – Os segredos revelados em uma terra seca. Acsa, filha de Calebe, e Otniel seu primo, nasceram e cresceram no deserto no tempo em que o povo de Israel caminhou do Egito até a terra prometida. Viveram em um tempo difícil, de batalhas, provações e escassez. Vivendo tempos difíceis estavam aprendendo a depender do Senhor Deus… Este é o propósito dos tempos difíceis.

terra-seca

Para casar com Acsa Otniel teve que lutar e conquistar uma cidade em uma região de gigantes. Acsa deve ter sido uma mulher bonita e valente. Por isso Otniel lutou por ela. Quando Acsa casou-se com Otniel, ganhou do seu pai uma terra seca… Que pai daria de presente à sua filha por ocasião do seu casamento uma terra seca? Calebe fez isto. Mas devemos lembrar que quarenta anos antes ele havia espiado a terra que agora dava à sua filha. Calebe conhecia e sabia os segredos da terra que presenteava a Acsa.

 Quando ela entrou no lugar em que viveria viu na superficialidade apenas uma terra seca e aparentemente improdutiva. Logo persuadiu Otniel a pedirem um campo ao pai dela. E tomando a iniciativa clamou ao pai: “deste-me uma terra seca, dá-me também fontes de água”. Calebe conhecia e sabia os segredos da terra, ele sabia onde estavam as fontes de águas: “Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores”.

Quando Jesus foi dado de presente ao mundo foi visto “Como raiz de uma terra seca; não tendo beleza nem formosura, olhando para ele, não havia boa aparência para ser desejado. Era desprezado e considerado o mais rejeitado entre os homens; como um de quem escondemos o rosto, não fizemos dele caso algum (Isaías 53:2,3). Mas Deus revelou os segredos escondidos em Jesus à igreja fiel que clamava uma benção de salvação.

Acsa, ao descer do jumento colocou-se em uma posição suplicante, chamando a atenção do seu pai para si. E Calebe lhe perguntou: “O que é que tens?” (Que sentimentos afligem tua alma?). Ela clamou: “dá-me uma bênção, me deste uma terra seca, dá-me também fontes de águas.” Imediatamente seu pai lhe deu fontes superiores e fontes inferiores. A aflição da nossa alma é conhecer os segredos que existem em Jesus. Segredos que somente Deus pode nos revelar.

E Deus tem revelado que esta terra seca tem fontes de águas: “Vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação” (Isaias 12.3). Deus nos deu em Jesus toda a plenitude do seu Espírito Santo, em fontes que atendem as necessidades superiores de salvação e vida eterna e fontes que atendem as demais necessidades ligadas ao mundo que vivemos.

O mundo vê Jesus apenas uma terra seca e o despreza. Não acreditam poderem viver em Jesus. Jesus não tem atrativos. Por isto as religiões ‘cristãs’ se esforçam tanto para fazer e segurar fiéis (principalmente dizimistas). Mas nesta “terra seca” (Jesus) não conquistada, mas presenteada a uma igreja que clama uma benção de salvação, estão os mananciais da vida. Por isto Jesus diz: “Quem tem sede de salvação venha a mim e beba”.

Texto: Pastor Lafayette Neto