Exemplo: Projeto ajuda a preservar nascentes nas áreas rurais de Mantena

0
163

Acontecendo a quase um ano, Projeto Nascentes segue com novos mananciais sendo cercados e resultados já sendo comprovados. A parceria envolve o SAAE, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mantena.  O trabalho se aproxima  de sessenta nascentes  que  já  estão protegidas. Trabalho envolve conscientização dos produtores rurais.

fe221015nascente4

O Projeto Nascentes,  que vem sendo realizado em Mantena há quase um ano, envolvendo as parcerias entre o SAAE, Polícia Militar de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem se aproximando do cercamento de sua 60ª nascente. Isto é, já são quase 60 nascentes cercadas e isoladas tanto do pisoteio de animais quanto até mesmo de cortes na vegetação ou outro tipo de interferência. O objetivo do projeto é justamente este, preservar as nascentes de água nas propriedades rurais. Nesta primeira etapa a prioridade é o cercamento e a recuperação de nascentes que estão situadas nas cabeceiras, em locais onde a água bruta fornecida, abastece os sistemas de capitações que integram o tratamento de água realizado pelo SAAE, distribuído à população.

fe221015nascente2

Neste quase um ano de trabalho, pelo menos duas equipes foram formadas, uma mapeando, registrando as coordenadas, medição de vazão,  e registros de informações e outra ficou responsável pelo cercamento. O proprietário rural também foi envolvido neste projeto, e a maioria se envolveu, se comprometendo em manter o local cercado, totalmente preservado. Aliás, as portas se abriram para esta iniciativa, os proprietários reconhecendo a importância de se preservar a água de sua propriedade, estão sendo parceiros.

Os trabalhos seguem toda semana pelo menos uma nascente é mapeada e posteriormente cercada. Na última quarta-feira, foram registradas mais três nascentes primárias, situada no córrego do Turvo. O trabalho segue sem interrupções, até a chegada da temporada de chuvas quando o trânsito por locais na zona rural se torna mais complicado, no entanto, este projeto vai seguir sua meta, além de realizar o que foi traçado, pretende levar conhecimento e informações aos proprietários rurais, inclusive motivando e incentivando novos parceiros a se envolverem nesta questão tão importante.

Fonte: Portal Mantena