Artigo: Afinal de contas, o que é inflação?

0
64

A crise econômica brasileira é uma amarga realidade. O aumento do desemprego e a diminuição da oferta de emprego preocupam e a inflação não para. Mas, afinal de contas, o que é inflação?

Texto: André Mendes Corrêa/Guarda Livros Contabilidade

inflacao-preços

No contexto econômico a inflação é o aumento continuo e generalizado dos preços dos bens e serviços. No sentido literal, o termo significa inflar, inchar. Uma das mais significantes causas é justamente o “inchaço” da economia nacional. Na ânsia de cobrir os gastos, o governo federal aumenta a quantidade de impressão da moeda, afim de por mais dinheiro em circulação, para que possa arcar com suas contas. Com isso a valorização do real diminui e, por exemplo, uma nota de R$ 100,00 (cem reais) acaba valendo menos do que ela valia antes do “inchaço” (o aumento da oferta da moeda desvaloriza a própria moeda), como tudo na vida.

Esse aumento generalizado e persistente dos preços é medido através de índices, que são medidos através da coleta de preços de diversos pontos do país de vários produtos e serviços. Desde os produtos e serviços ligados a cesta básica até preços da construção civil. Os índices mais conhecidos são: IGP-M (calculado pela fundação Getúlio Vargas) e o IPCA (calculado pelo IBGE).

O Brasil passou por um grande período inflacionário no fim da década de 80 e início da década de 90. A inflação, na época, foi controlada com um a política econômica forte, conhecida como Plano Real (moeda ainda vigente em nosso país). Conhecida como “Imposto dos Pobres” a inflação é mais sentida na classe mais baixa da sociedade.

Texto: André Mendes Corrêa/Guarda Livros Contabilidade

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui