Dia de Finados é celebrado com orações, flores e velas em Mantena

0
352

Hoje é Dia de Finados, quando os cemitérios ficam cheios de pessoas celebrando a memória daqueles que se foram. Mas você sabe por que se celebra o Dia de Finados em 2 de novembro? O Jornalismo Mantena Online visitou os dois cemitérios de Mantena.

Essa tradição religiosa se iniciou por volta do ano de 998, quando um abade do mosteiro de Cluny, na França, ordenou que os monges orassem pelos mortos, especialmente por aqueles de quem ninguém lembrava mais.

A oração virou uma tradição, que foi ficando cada vez mais popular. Até que, no século 13, esse dia de celebração passou a ser 2 de novembro, dia seguinte ao Dia de Todos os Santos.

Em todo o mundo, o Dia de Finados, ou Dia dos Mortos, é comemorado. E cada país tem a sua forma de celebrá-lo.

Uma das festas mais famosas acontece no México. Lá, o feriado dura três dias, de 31 de outubro a 2 de novembro. Famílias se reúnem para lembrar os entes queridos que partiram.

Para isso, fazem oferendas com as comidas e bebidas favoritas dos que se foram. Casas e ruas são decoradas com máscaras e desenhos de caveiras de todos os tipos. Há grandes desfiles de máscaras e alegorias, e as ruas ficam lotadas de gente.

Alguns estudiosos dizem que o Dia dos Mortos no México teve origem há quase 3.000 anos. Caveiras dos mortos eram guardadas para homenageá-los e para simbolizar um “novo começo” de vida.

Dia dos finados é um momento de reflexão e  introspecção da vida
Dia dos finados é um momento de reflexão e introspecção…

Mantena

O Jornalismo Mantena Online esteve nos dois cemitérios nesta manhã de segunda feira, (02/11), o do centro e o da Vila Nova, onde encontramos famílias   católicas inteiras  rezando pelos seus entes queridos, também pudemos visualizar os túmulos cuidados, limpos, reformados e pintados, predominando as flores, coroas e  as velas acessas (costume católico). Do lado de fora do cemitério do centro os comerciantes de velas e flores  aproveitaram o feriado e o momento propício para vendas.

Em meio às lágrimas pelos que morreram e as recordações saudosas, há setores que “sorriem” ao se depararem com o Dia de Finados. Isto porque comerciantes de velas e de flores veem um crescimento nas vendas com a homenagem aos entes queridos. A demanda é tanta que há quem trabalhe com os produtos apenas na semana do feriado.

Vejam as fotos com exclusividade Mantena Online:

DSC_0191 DSC_0193 DSC_0198 DSC_0200 DSC_0206 DSC_0209 DSC_0211 DSC_0212 DSC_0213 DSC_0214 DSC_0216 DSC_0218 DSC_0219 DSC_0221 DSC_0224 DSC_0227 DSC_0229 DSC_0230 DSC_0231