ES tem morte de 42 pessoas com sintomas de dengue em 2015

0
131

Estado registrou mais de 31 mil casos de janeiro a 31 de outubro. Secretaria disse que 22 são óbitos confirmados e 20 são investigados.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

aedesForam notificados 31.074 casos de dengue entre 4 de janeiro a 31 de outubro de 2015 no Espírito Santo. A Secretaria Estadual da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou nesta quinta-feira (6) que destes, 735 são suspeitos da forma grave, 22 são óbitos confirmados e 20 são óbitos sob investigação.

 

DENGUE
Saiba mais sobre a doença

A Sesa informou que o mesmo período, a taxa de incidência da doença no estado ficou em 799,84. Essas informações são enviadas à secretaria até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico.

O Boletim Epidemiológico da Dengue é apresentado de duas formas: uma tabela com a indicação das notificações em números absolutos por semana epidemiológica e outra com a incidência de casos de  dengue  por município.

Para calcular a incidência, divide-se o número de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil.

Diagnosticar a dengue com rapidez é uma das chaves para combater a doença com maior eficácia. O primeiro passo para isso é conhecer como a infecção se manifesta. Se os sintomas forem reconhecidos, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível.

Em geral, a doença tem evolução rápida. Por isso, saber antes pode fazer a diferença entre a ocorrência de um mal menor e consequências mais graves, principalmente no caso de crianças.

Os principais “sinais de alerta” da doença são dor intensa na barriga, sinais de desmaio, náusea que impede a pessoa de se hidratar pela boca, falta de ar, tosse seca, fezes pretas e sangramento.