A oração que emerge do fundo do coração nos leva ao Projeto de salvação em Cristo

0
854

Mateus 14:22-32 “Mas (Pedro), sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: homem de pouca fé…”

Pastor Lafayette Neto

Mas na aflição, vendo-se ameaçado, orou com o coração: Senhor, salva-me!
Mas na aflição, vendo-se ameaçado, orou com o coração: Senhor, salva-me!

Muitos com certeza estão assim: afundando na vida… e vão sucumbir…

Apesar de Pedro (com tão pouca fé e muito ímpeto) ter deixado a segurança do barco para andar sobre as águas… Apesar de Pedro ter deixado levar-se pelo sentimento de medo, temendo o vento forte e tirando seu olhar de Jesus… Não obstante, ele ter recebido uma reprimenda do Senhor que lhe disse: homem de pouca fé (e muitas dúvidas)… O destaque do texto é a oração de Pedro: “Senhor, salva-me!” Esta deve ser a oração mais curta descrita na Bíblia. No entanto, foi uma oração de grande eficácia e de resposta imediata (“pois logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o”). Esta oração emergiu do fundo do coração de um homem que errou por precipitação, pouca fé e muitas dúvidas; e, que estava afundando e iria afogar-se. Muitos com certeza estão assim: afundando na vida…

 Veja alguns segredos na oração de Pedro:

  1. Invocou o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador.

 Ao afundar nas águas tempestuosas do mar da Galileia sob o risco de afogar-se, Pedro clamou a Jesus para ser seu salvador: Senhor, salva-me! Pedro não se virou para o barco e para seus companheiros e pediu socorro a eles (tinha uns onze homens no barco). Pedro não tentou se “virar” sozinho; afinal, ele sabia nadar (no evangelho de João 21.7-8 ele nadou uns 90 metros do barco até a praia). A salvação não vem dos homens e não vem das obras humanas conforme Efésios 2.8-9. A salvação é um dom de Deus. E Jesus é o único e suficiente Salvador. Se invoco o nome de Jesus e mais uma dezena de outros pseudo salvadores, fico em desacordo com o que a Bíblia ensina (“em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”, Atos 4.12; “Porque há um só mediador entre Deus e o homens: Jesus Cristo” 1 Timoteo 2.5)

  1. Oração de acordo com o Projeto da Salvação.

“Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” João 3:17

 Pedro condenou-se a si mesmo quando saiu do barco e aventurou-se em andar sobre as águas com o coração cheio de dúvidas. Pedro condenou-se a si mesmo quando deixou de olhar para Jesus para “olhar” para o vendaval. Mas na aflição, vendo-se ameaçado, orou com o coração: Senhor, salva-me! E a mão de Jesus segurou Pedro.

  1. E enfim, a única possibilidade segura e certa de não “afundar” na vida é quando a mão de Deus está segurando a nossa mão. Quando oramos do fundo da alma: Senhor (Jesus), salva-me, Jesus segura nossa mão, e então pode vir um tsunami de problemas, que vamos estar a salvo. E quando o Senhor segurou a mão de Pedro, ele passou a ser conduzido e dirigido por Jesus. O Senhor levou Pedro de volta para o barco, a igreja estava reunida ali. Jesus mesmo entrou no barco para dar segurança a todos, tanto que no texto, o vendaval se acalmou (E, quando subiram para o barco, acalmou o vento). Ore: SENHOR, SALVA-ME! Jesus vai salvá-lo!