Sobre as chuvas e alagamentos de ruas em Mantena – MG

0
214

#vaitertextão Antes de saírem reclamando de tudo e de todos melhor verificar sua parte da culpa.

Por Marconi Valente

Marconi Valente Teixeira Asséf Millen, Advogado,
Marconi Valente Teixeira Asséf Millen  é Advogado
 Final do ano passado saiu uma matéria de minha autoria na REVISTA FOCCUS sobre ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) , a qual recomendo a leitura, que demonstra um “pouquinho” do quão omisso somos com a fiscalização e aplicação das leis ambientais.
Como dito da matéria nos “Pseudos Homo sapiens” ajudamos neste caos, solicitamos calçamento e asfaltamentos urgente de ruas, e os POLÍTICOS pra satisfazerem o povo e garantirem seus votos vão fazendo sem qualquer estudo geológico e ambiental. Portanto, melhor pensar bem se o asfalto na sua porta será bem vindo. Temos inúmeros bairros novos em Mantena, é meus amigos a cidade esta crescendo, mas será que todos tem as devidas licenças ambientais? A maioria deles tem rios passando e as construções as margens dos rios obedecem a legislação? Já pensou em Mantena a legislação ambiental sendo cumprida? Já pensou ter que destruir Forum, rodoviária, bancos, postos de gasolinas, comércios, residências etc..? E na zona rural, estão sendo obedecidas os limites das APP?
Pois então a questão é complexa, mas tem solução, e relembrando um pouco da historia houve um prefeito que prometeu vestir saia se Mantena desse enchente em seu mandato, me lembro dele construir uma galeria na rua Canuto Saraiva (acho que é isto) ali bem em frente ao posto central, sei que a galeria funcionou bem em seu mandato, mas depois nunca vi sendo limpa, anterior a este prefeito vi também pequenas galerias para escoamento de água sendo construídas nas ruas próximas a escola Raimunda Duque (já brinquei de correr dentro delas) mas nunca as vi sendo limpa, e já se passaram alguns prefeitos depois da construção.
Lembro também de alguns bairros crescendo desordenadamente, de aterramentos de rios e córregos sendo feitos para construir comércios, para aumentar ruas, dentre outros lembranças. Portanto, meus amigos, antes de reclamar melhor cobrar a aplicação das leis ambientais, melhor observar que este “asfaltozinho” da frente da sua casa foi só por voto e hoje ele esta jogando lama na sua casa, e vale o mesmo para o calçamento, melhor olhar pra você mesmo antes de estender aquele um metro de quintal soterrando o rio, melhor pensar antes de jogar lixo nas rua, melhor observar como estão sendo criados os novos bairros, melhor observar onde você esta construindo, melhor observar o que você tem lançado na rede de esgoto da cidade (isto vale pra área do seu quintal, pra sujeira da sua calha, pra camisinha jogada no vaso sanitário e etc).
E pra finalizar, pensem o quanto somos agraciados em nossa região com recursos hídricos, somos uma das únicas cidade da região com mais de um ponto de captação de água, temos um serviço prestado pelo SAAE que desconheço um melhor na região, e não estou aqui puxando saco, simplesmente observo, e estamos jogando tudo isto na lama com nossas ações e omissões. Pagar uma multa ambiental é muito fácil para muitos, difícil é saber o valor de uma vida prejudicada pelo seu pagamento.
Texto meramente informal retirado do facebook