Alerta: População cobra limpeza e coloca lixo nas ruas em Mantena

0
166

Se você sair com uma câmera pela cidade vai observar como a maioria  das   pessoas  que cobram com veemência a retirada do lixo pelo  poder público,  são quase sempre aquelas que  não se conscientizaram ainda  que cuidar do lixo é um dever de todos, e continuam depositando  seus lixos particulares no meio da rua. Uma andada a mais e  vão visualizar lotes  descuidados, sujos e com matagal,  não demonstrando  nenhuma preocupação com o meio ambiente e nem com o mosquito Aedes  aegypti que é o transmissor de três doenças, a dengue, a febre Chikungunya e o vírus Zyca.

Quando saímos pelas ruas da cidade e visualizamos as gravidades cometidas pela população que joga o lixo no meio da rua ou em locais irregulares em Mantena, muitas vezes lixo de construção e particulares,  não se importando com o efeito destas ações. Um dos principais efeitos  vemos  por exemplo quando chove e as águas da chuva levam este lixo depositado em lugar irregular  para os bueiros que são imediatamente entupidos fazendo com que as águas se acumulem nas vias públicas, não tendo como escoar  voltam e acabam invadindo muitas vezes as próprias residências daqueles que cometeram  estes atos que podem ser classificados de  infrações, talvez se doesse no bolso e fossem  autuados  pela fiscalização do município iriam pensar duas vezes antes de cometer tais infrações.

Mesmo com a placa alertando para não jogar lixo no local os moradores não respeitam, assim vemos em diversas ruas em Mantena
Mesmo com a placa alertando para não jogar lixo os moradores não respeitam, situação vista  em diversas ruas em Mantena

Na Rua Sete de Setembro temos o maior exemplo  da falta de sensibilidade da população, é apenas um exemplo de muitos pela cidade,  ali virou depósito de lixo, mesmo com uma placa anunciando que  é proibido jogar lixo naquele local, o mais impressionante é que as pessoas não estão nem ai e jogam de tudo aqui neste local, agora ainda esta bom, mas já teve ocasiões que vimos garrafa pet, roupa velha, sapato, ou seja , de tudo” conta uma estudante que passa pelo local diariamente;  “A população também precisa se conscientizar e parar de descartar lixo em lugares irregulares em Mantena, para que a limpeza seja feita de maneira completa, o lixo é uma preocupação nacional e precisa do envolvimento e ajuda de todos, não adianta reclamar do poder público  se  não fizermos  a nossa parte”, completou um taxista.

Se acontecer uma chuva neste instante para aonde irá este lixo ? Fragrante Na descida do StAntônio
Se acontecer uma chuva neste instante para aonde irá este lixo ? são diversos os flagrantes como este  na descida do Bairro Santo Antônio

O acúmulo de lixo irregulares  flagrado pelo Jornalismo Mantena Online,  em ruas de Mantena,  alerta para os riscos à saúde de quem passa ou mora perto do local. Além de ser crime ambiental, deixar o lixo acumulado nas ruas e sem os devidos cuidados pode trazer uma série de doenças para dentro de casa.

O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Com a chegada das chuvas, os resíduos podem também permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue, outras doenças, como diarreias, também estão associadas ao lixo. 

A coleta feita pelo Município tem seus dias e horários estabelecidos e que os moradores já sabem, porém existem  grandes dificuldades de adequação, em  algumas ruas os moradores não respeitam a coleta feita pela limpeza pública, esperam o caminhão  passar  ou mesmo colocam o lixo em dias diferentes dos dias estabelecidos  para recolhimento uma ação que além dos riscos já colocados ainda deixa a nossa querida “Terra Boa” com péssimo aspecto “Chegou a hora de cuidarmos mais de nossa Mantena, não vamos admitir que sejamos atacados com palavras de morte,  moramos em uma terra muito abençoada e a responsabilidade de cuidar dessa terra são de todos nós”, adverte um pastor.

Este lixo no Santos Prates I, em frente ao terreno da Prefeitura a moradora esperou a limpeza da rua para depositar este lixo
Este lixo no Santos Prates I, em frente ao terreno da Prefeitura a moradora esperou a limpeza da rua para depositar este lixo