Você precisa de um amigo???

0
427

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e quem bate abrir-se-lhe-á…

12-Jesus_melhor_amigo

Pastor Lafayette Neto

Em Lucas 11:5-10, Jesus ensinado seus discípulos a orar propõe uma história ilustrativa para facilitar a compreensão a respeito da oração dirigida a um amigo. “Disse-lhes: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho o que apresentar-lhe; Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar; Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister. Eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e quem bate abrir-se-lhe-á.

 Em uma época e lugar onde a hospitalidade era muito importante e nas aldeias palestinas não existiam lojas abertas até tarde da noite onde se pudessem comprar as coisas e, também, onde cada família produzia o seu próprio alimento, a chegada de um visitante vindo de caminho para hospedar-se em uma casa poderia ser uma situação lamentável. A saída seria recorrer a um amigo.

1017522_667679616608800_1586588573_n

 Em suma, dentro desse contexto, vejo que hoje eu não tenho nada para mim nesse tempo de noite escura. Estamos em um momento profético chamado “meia noite”. Momento mais escuro e sombrio de um mundo que jaz no maligno. Jesus havia dito: “a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4). Ou seja, não temos como nos prover de nada nessa hora… A não ser por meio de um “amigo”.

Hoje eu não tenho nada para as pessoas que me procuram vindas dos seus caminhos de lutas e aflições. A noite dos tempos proféticos tem sido dura. E se as profecias a respeito da noite espiritual não apresentam um bom panorama da nossa realidade, as promessas de Deus enchem de esperança os que confiam e buscam. Deus trabalhou a nossa salvação! Isaias 64. 4 e João 5.17

 A personagem da parábola pediu: “Amigo, empresta-me três pães, Pois que um amigo meu chegou a minha casa,… e não tenho o que apresentar-lhe;” Pedimos emprestado a Deus como se pudéssemos devolver o que Ele tem feito por nós. É evidente que não temos como lhe devolver!… O amor do Pai, a graça do Filho e as consolações do Espírito Santo, são impossíveis de serem devolvidas a Deus… Por isso Deus não empresta… “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?” (Romanos 8.32).

 Se pela “fala” de Jesus compreendo que nesse tempo sombrio não tenho nada para mim e nem para aqueles que me procuram… Sei que tenho um AMIGO! Temos um AMIGO! Ele é JESUS que nos incentiva: “Eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.

 E o que JESUS nos promete dar? “e lhe dará tudo o que houver mister” (tudo o necessário, indispensável, essencial, fundamental, que não pode faltar). Para mim – e minha família – não pode faltar o perdão de Deus, a salvação em Jesus e a santificação do Espírito Santo. E para você?!!!

biblia-sagrada-papel-de-parede-catolico1