Prefeito Dr. Wanderson Coelho faz história e SAMU é uma realidade em Mantena

0
216

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu,  será reduzido o número de óbitos na região, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Foi entregue pela Prefeitura de Mantena a casa que vai abrigar toda equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes do SAMU
Foi entregue pela Prefeitura de Mantena a casa que vai abrigar toda equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes do SAMU

A  tarde desta sexta feira, (01/06),  ficará marcada na história  da Comarca de Mantena, pois, depois de muito empenho  e muita disposição, que envolveu prestigio de autoridades e grande  luta política dentro do Estado de Minas Gerais e no Leste de Minas, em cerimônia  que  contou com a presença do Deputado Estadual, João Magalhães, do Representante do Consurge – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas, Marcelo Lino, do Prefeito Municipal, Dr. Wanderson Coelho,  além de um grande numero de mantenenses de todas as origens, compromissados com o futuro e com a saúde do Município,   foi  entregue  pela Prefeitura Municipal de Mantena a casa que vai abrigar toda equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes do SAMU (Serviço de Urgência e Emergência) a ser implantado dentro de poucos dias em Mantena.

representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), Marcelo Lino
Marcelo Lino, Representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge),

O representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), Marcelo Lino falou aos presentes “O Consórcio nada mais é do que a união de 51 Municípios, e dentro deste estarão 14 bases centralizadas, Mantena recebe hoje das mãos do Prefeito Municipal a base centralizada e ao entregar esta casa hoje ela passa a partir deste momento pertencer ao Consurge e ao Governo do Estado todo o mobiliário, os equipamentos, alojamentos para os médicos, o pagamento de todos os funcionários que aqui se estabelecer, também estaremos colocando à disposição do Município todo medicamento, todo controle da frota de veículos que estarão sendo  usados aqui, Mantena recebe hoje uma USA e uma USB e tudo isso é uma conquista que veio diretamente do trabalho que o Prefeito fez junto ao Consurge, nas brigas que houve, não vou menciona-las, mas, foram varias, a partir de agora tudo que estiver ao nosso alcance e o governo do Estado estaremos fazendo acontecer aqui neste Município”, definindo.

Prefeito Dr. Wanderson Coelho e Deputado João Magalhães Uma das maiores conquistas na saúde de Mantena de todos os tempos
                 Prefeito Dr. Wanderson Coelho e Deputado João Magalhães 
        Uma das maiores conquistas na saúde de Mantena de todos os tempos

O   Prefeito Municipal Dr. Wanderson Coelho, fez questão de  enfatizar que a conquista do SAMU não é do prefeito e sim de todo o povo mantenense, relembrando sobre quando se referindo a saúde disse que seria “a menina dos seus olhos” : “Eu não me envergonho  de ter dito esta frase, e vou repetia-la em alto e bom som “a saúde é a menina dos meus olhos”,  algumas vezes criticado pelos opositores, mas, hoje aqui é a prova, não da nossa eficiência, e sim  do nosso coração plantado num desejo ardente de não só como prefeito, porém como médico que sou, na vontade de trazer uma medicina de melhor qualidade para Mantena e demonstro isso hoje através da implantação do SAMU, uma conquista sem igual,  que vai beneficiar todo o povo mantenense de uma forma qualificada e  muito especial”, reafirmou.  

O Deputado Estadual, João Magalhães lembrou que esta era sua primeira visita à Mantena depois das eleições, porém ressalvou que neste tempo recebeu em seu Gabinete, o Prefeito Dr. Wanderson Coelho e os vereadores em pelo menos dez vezes, lutando e atendendo algumas  demandas  do Município “Realmente  “a menina dos olhos” do Prefeito Wanderson é a saúde, e ele tem sempre nos cobrado, quando eu ainda era deputado federal em Brasília, ele me fez o seu primeiro pedido que foi um recurso para a compra de um arco cirúrgico para o hospital e colocamos este recurso no orçamento do ano passado e já foi depositado três parcelas e acredito que em mais um mês Mantena estará recebendo este arco cirúrgico para equipar ainda mais a nossa saúde do Município. Pode contar conosco Prefeito, a gente sabe das dificuldades, porém na medida do possível, do pouquinho que tivermos de recursos na Assembleia de Minas,  um pouquinho será de Mantena, em pouco mais de dois anos, entre equipamentos e custeio, enviamos na área da saúde para Mantena  mais de 1 milhão de reais”,  informou.  

Qual o serviço que a população de Mantena  está ganhando

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

A partir dessa atuação, o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento. Historicamente, o nível de resposta à urgência e emergência tem sido insuficiente, provocando a superlotação das portas dos hospitais e pronto-socorros, mesmo quando a doença ou quadro clínico não é característica de um atendimento de emergência. Essa realidade contribui para que hospitais e pronto-socorros não consigam oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado.

O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:

* organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;

* estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);

* reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;

* criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e

* estruturar o atendimento pós-hospitalar.

A Rede Nacional SAMU 192 possui hoje 147 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, 1.273 Municípios brasileiros, num total de 112 milhões de pessoas.

Fonte: Portal da Saúde – www.saude.gov.br

Vejam as fotos com Exclusividade Mantena Online:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui