Polêmica: Autoridades pedem o fim do estacionamento em frente ao fórum, prefeitura atende e comerciantes protestam em Mantena

0
244

A Administração Municipal  fez  mudança no trânsito  atendendo sugestões e determinações   em Mantena. Na tentativa de melhorar o trânsito da cidade, a  administração municipal colocou em prática algumas sugestões e determinações de sinais, porém comerciantes  se manifestaram pelas Redes Sociais contrário a solicitação do Ministério Público, da OAB e do Judiciário que solicitaram a proibição  de veículos estacionando   em frente ao fórum.

A Administração Municipal fez mudança no trânsito atendendo sugestões e determinações em Mantena.
A Administração Municipal fez mudanças  no trânsito atendendo sugestões e determinações em Mantena.

No mínimo foi polêmica a decisão da administração municipal em atender as solicitações da  OAB, Ministério Público e Judiciário  na  colocação de novas  placas no trânsito de Mantena,  gerando diversas reclamações por parte do comércio local em relação a nova decisão,   sendo  proibido  estacionamento de veículos  em frente ao fórum local, de acordo com informações os comerciantes de Mantena  já estão se movimentando para se reunirem  em busca  de  soluções, para isso estão convocando a participação da população e  das autoridades locais.

Em ofício, a OAB Subseção Mantena, defendeu a proibição do estacionamento  em frente ao fórum local alegando “ilegalidade que vem sendo praticada permitindo o uso da Ponte sobre o Rio que corta a cidade, especialmente, transformando a ponte num verdadeiro estacionamento diário, dificultando, estreitando e causando embaraços no acesso ao Fórum e seu estacionamento privativo, muitas vezes gerando discussões e transtornos entre pessoas que precisam entrar e sair daquele estacionamento, afirmando que o local é de vias estreitas e carece de maior atenção da administração municipal”, requerendo providências no menor tempo possível no sentido de desobstruir a ponte, sinalizando o local e proibindo que ela continue sendo transformada em estacionamento particular.

Já o Ministério Público, através do Promotor de Justiça, Paulo Elias Severgnini Mendes Júnior, solicitou a colocação de sinalização vertical ou horizontal  indicando a proibição de se estacionar sobre a ponte da Praça Rômulo Campos, citando redação do artigo 181, XIV, do Código de Trânsito Brasileiro, requerendo  que tal medida   fosse adotada no prazo de 20(vinte) dias, com a posterior fiscalização por parte do órgão municipal.

O Juiz de Direito e Diretor do Foro, Renzzo Giaccomo Ronchi, considerando ser de responsabilidade do Município de Mantena  organizar o tráfego de veículos e, ainda, manter locais de estacionamento nas vias urbanas da cidade e que em frente ao fórum, informando que  há um local reservado para estacionamento que vem sendo utilizado de forma abusiva, quase sempre por pessoas que não necessitam  do serviço forense, acarretando segundo ele, tumulto no local, prejudicando a saída de automóveis  solicitou que fosse interditado, inclusive por meio de placas proibitivas, “a fim de que a população compreenda melhor a finalidade do loca, que deve ser utilizado de forma adequada para circulação de veículos”.  

A administração atendeu solicitação da PM e colocou as novas placas de trânsito em frente a Escola Municipal Antônio Carlos
A administração atendeu solicitação da PM e colocou as novas placas de trânsito em frente a Escola Municipal Antônio Carlos

Sugestões da Polícia Militar também foram atendidas pela administração de Mantena

Os pedidos foram realizados pela 8ª Companhia de Policia Militar de Meio Ambiente e Trânsito por intermédio dos Grupamentos de Ambiental e de Trânsito Rodoviário da região de Mantena, que realizaram o Curso de Agente Comunitário, tendo como público alvo a sociedade mantenense e após avaliações “in loco” surgiram algumas observações e mudanças que foram atendidas pela administração municipal, uma delas mais visível foi na Rua Santa Luzia em  frente a Escola Municipal Antônio Carlos  com a instalação de sinalização vertical com placas de regulamentação “PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR” em ambos os lados com restrição de dias e horários (segunda a sexta feira de 06 as 18 horas, exceto para veículos escolares).

Comerciantes revoltados

Para quem acompanha os movimentos sociais através dos grupos de whattsapp da cidade, um destes grupos se destaca sobremaneira, inclusive com a participação de diversas autoridades locais, trata-se do Grupo Mantena Protegida, que tem trabalhado em prol de Mantena e alcançado grandes conquistas para o Município,  os comentários foram de diversos tipos alguns lembrando de um passado remoto quando o local foi doado para o Fórum “Vou me manifestar. Na época fui contra. Fez uma doação de um terreno do município para o Estado. O Juiz da época reclamou da falta de estacionamento e ele como prefeito fez. Muito aplaudiram. Nós precisamos de doações do estado e não o contrario, disse um dos manifestantes, “É importante a participação da sociedade e dos comerciantes”.

 “Ações tem que ser benéficas sempre  para as duas partes”, disse um dos lideres do grupo  requerendo assim uma participação de todos.

v k d