População e familiares buscam apoio para cirurgia de homem com 213 quilos em Mantena

0
526

Ernandes Felberg tem 39 anos e pesa 213  quilos. Com o titulo “Ajude a salvar uma vida” uma rifa ou doações estão sendo requeridas pelos organizadores,  a rifa  custa apenas 5 reais e qualquer doação será bem vinda. Existe a necessidade da colocação de um balão no estômago para depois realizar a cirurgia bariátrica.  

índice

Por determinação médica,  Ernandes Felberg, 39,  que chegou ao peso de 213  quilos,  filho do conhecido Filim que recolhe ossos nos açougues da cidade,  precisa  perder o mais rápido possível  60 kg para realizar uma  operação de redução de estômago, ao contrário corre o risco de morte, uma cirurgia com os atuais  213 KG não é recomendada pelos médicos,  a chance é a colocação de um balão no estômago para perder cerca de 60KG para depois realizar a cirurgia  bariátrica.

Segundo os organizadores desta rifa em prol da operação, eles  se comoveram com a situação  de Ernandes, e estão tomando a iniciativa em ajudar, a colocação deste balão fica em  R$10.000,00 dez mil reais, esforços estão sendo feito, o pai fez um empréstimo  e a sogra doou mil reais para ajudar, porém o valor é muito alto para a família que é  simples e não tem condições de desembolsar todo o  dinheiro.  Ernandes Felberg  reside com a família na Rua Vitória, 627 no Bairro Morada Nova em Mantena.

O balão intragástrico para emagrecer, também conhecido por balão intra-bariátrico ou tratamento endoscópico da obesidade, é uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago que ocupa algum espaço, levando a pessoa a comer menos e a perder peso. A colocação do balão gástrico é feita de forma rápida e, por isso, não é necessário ficar internado. No entanto, o balão intragástrico deve ser removido 6 meses após a sua colocação.

A colocação do balão é feita através de endoscopia e leva à perda cerca de 13% do peso, sendo indicado para indivíduos com IMC superior a 27 e com doenças associadas à obesidade, como hipertensão ou diabetes, por exemplo.

Uma rifa esta sendo feita pela família para conseguir os 10 mil reais para colocação de um balão no estômago
A família luta para  conseguir os 10 mil reais para colocação de um balão no estômago e perder 60 kg para realizar a cirurgia bariátrica

Preço do balão gástrico para emagrecer

O valor da cirurgia para colocação do balão intragástrico custa, em média 10 mil reais, podendo ser feita em clínicas privadas. Porém, pode ser adicionado ao valor inicial, o preço da remoção do balão gástrico. Geralmente, a cirurgia para colocação de balão intra-bariátrico não é feita no SUS de forma gratuita, apenas em situações raras, quando segundo a avaliação do médico o paciente corre risco de desenvolver graves problemas de saúde devido ao excesso de peso.

Na tentativa e na busca  da solução, o Ministério Público da Comarca  também foi acionado  e já formalizou o Município, através a Secretaria Municipal de Saúde,   na tentativa do pagamento dos custos desta  cirurgia. Ernandes Felberg  já ganhou através do Município a  cirurgia bariátrica pelo SUS em Governador Valadares;  contudo o médico do hospital Samaritano foi claro: ele tem que perder 60 kg antes, assim só com o balão para poder fazer a cirurgia.

A situação é complexa e de grande impasse, Ernandes  esta com muitas dificuldades de respiração e  o SUS não faz a cirurgia gratuíta, o medo dos familiares é que o tempo vai passando sem solução e a situação tende a piorar.