População aguarda quem será escolhido como próximo secretário de saúde em Mantena

0
186

A missão não é fácil com a área da saúde sendo muito criticada em todo Brasil. Dois nomes são muito comentados, os médicos Dr. Ronaldson e Dr. Jânio Assis.  No âmbito da especulação dê sua opinião e comente qual dos dois será o melhor para Mantena.

Dr. Ronaldson e Dr. Jânio estão comentados como próximo secretário de saúde em Mantena
Dr. Ronaldson e Dr. Jânio estão comentados como próximo secretário de saúde em Mantena

Muitos comentários estão surgindo pela cidade  e são grandes as possibilidades de um dos dois médicos assumirem a pasta da Secretaria Municipal de Saúde, embora o prefeito eleito ainda não tenha dado sinais das escolhas das  pessoas que estarão compondo o primeiro e segundo escalão do governo em Mantena, os nomes de Dr. Ronaldon e Dr. Jânio Assis ganham espaço e são os mais comentados nos corredores políticos.

O primeiro com larga experiência como secretário de saúde  foi um dos nomes que mudaram as eleições em Mantena, cotado para ser candidato a vice prefeito ao lado de Gentil da Mata se sentiu traído com a escolha de Marcos Toledo e saiu daquela caravana sendo convidado e aceitado subir no palanque de João Rufino e Luís Garcia  que terminaram sendo eleitos prefeito e vice em Mantena.

Veja mais

http://mantenaonline.com.br/insatisfeito-com-traicao-dr-ronaldson-se-afasta-de-campanha-politica-em-mantena/

Como todo cargo público  tem seus créditos  e também seus desgastes, para Dr. Ronaldson também não foi diferente, tido como um médico atuante e eficiente mostrou desenvoltura de trabalho quando esteve à frente da secretária de saúde do Município, porém deixou marcas inesquecíveis como o nepotismo,  a cobrança de petróleo para transportar  enfermos  para outras cidades e o afastamento do povão do Pronto Atendimento quando  fez uma parede diminuindo o espaço  para recepção  quando  o PA  ainda estava sendo realizado no Hospital Evangélico em Mantena.

Segundo comentários quem deve assumir a pasta  por seis meses é o médico Dr. Jânio Assis, não se sabe porque o estabelecimento de apenas  “seis meses” , a população  comenta, mas, no entanto não se sabe a procedência de tal comentário. O certo é que Jânio Assis esteve com João Rufino e Luís Garcia desde o inicio da campanha e foi um nome forte no palanque vencedor. Ele já foi vereador pelo Município e também já  esteve como candidato a vice-prefeito da cidade, na oposição teceu duras criticas ao Governo Municipal principalmente na área da saúde e agora se escolhido terá oportunidade de fazer o correto comandando uma das mais importantes pastas do Município. Outros pontos importantes  e que estão sendo questionados será aonde vai funcionar o Pronto Atendimento, se vai voltar para o Hospital Evangélico ou vai continuar funcionando no Hospital São Vicente de Paulo?

E os tão criticados atendimentos na vizinha Barra de São Francisco quando acidentados e pacientes de Mantena são levados para um possível melhor atendimento no Hospital Regional Dra. Rita de Cássia,  não vão mais acontecer?

SUS  SERÁ PARA O POVO ?

Uma das maiores reclamações da oposição foi no atendimento da Secretaria de Saúde em relação aos  protocolos  como pedidos de exames, consultas e remédios, as criticas foram intensas e estavam mostrando o privilégio de alguns  vereadores  que segundo comentários não entravam na fila e tinha estes procedimentos marcados na frente da população que embora  ficasse na fila,    para eles estavam sendo colocados em segundo plano. Se este fato aconteceu ou não, agora chegou a vez da mudança e deixamos para os dois possíveis pretendentes ao cargo e à escolha do novo prefeito de Mantena as respostas e ações para mudanças. E agora, como será o atendimento da secretaria em relação ao SUS – Sistema Único de Saúde.

O Sistema Único de Saúde é regido por alguns princípios e diretrizes. Alguns dos seus princípios são a universalidade, integralidade, preservação da autonomia, igualdade da assistência à saúde, direito à informação, divulgação de informações, etc. Algumas das suas diretrizes fundamentais são: a descentralização político-administrativa, o atendimento integral e a participação da comunidade. Dados Importantes

Na verdade o Governo de Dr. Wanderson Coelho investiu cerca de quase 30% do orçamento municipal na área da saúde, muito mais do que requer a Justiça e que o estipulado por Lei. Teve um grande crescimento na disponibilização de exames e consultas aumentando em até quatro vezes o desempenho do governo anterior.