Ventos fortes e chuvas causam medo e impactos em construções em Mantena

0
146

A PM informou que neste sábado, (29/10), pela manhã, no bairro dos Operários em Mantena, a laje de uma casa desabou e esmagou as duas pernas de uma idosa. Ela foi socorrida, mas está em estado grave. Apesar de não ter ocorrido deslizamento no local, pode ter sido causado pela chuva forte que caiu pela madrugada. Ventos fortes derrubaram placas e abalaram construções.

No clube dos jovens de Mantena a placa foi arrancada pelos fortes ventos desta sexta feira
No Clube dos Jovens a placa foi arrancada pelos fortes ventos desta sexta feira

Depois de um forte calor durante toda semana com os termômetros marcando 44 graus e o sol castigando os moradores de Mantena, nesta sexta feira a população começou a sentir a mudança de temperatura confirmando a previsão do tempo que marcava para sábado, (29/10), dia chuvoso com temperatura entre 18º a 25º graus, porém com a previsão de 33 mm de chuvas, com ventos de 16 Km p/hora.

Com as chuvas os perigos de desmoronamento de terras podem causar sérios acidentes -foto:rede social
Com as chuvas e os fortes ventos  os perigos de desmoronamento de terras podem causar sérios acidentes – Foto: Rede Social

A Defesa Civil de Mantena confirmou que todos os moradores residentes nos Bairros dos Operários, Pires de Albuquerque, Santo Antônio e Santos Prates II foram orientadas pelo Corpo de Bombeiros e foram aconselhados segundo suas necessidades, algumas casas foram interditadas e na ocasião confirmados que quase todas foram construídas sem estrutura necessária e sem a contratação de um engenheiro responsável. “todas as casas do Bairro dos Operários  foram visitadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, as casas que estavam com rachadura e com risco de desabamento foram interditadas e feito o pedido para que os moradores saíssem das casas, alguns saíram, mas, retornaram logo depois” informou o responsável pela Defesa Civil de Mantena.  

Além de alívio, as chuvas  trazem  riscos  de alagamentos e queda de  arvores e  casas  em  Bairros  sem infraestrutura como  Operários, Pires de Albuquerque, Santo Antônio e Santos Prates II. Sobre os alagamentos,  fica evidenciado   a realidade  da sujeira que entope as bocas de lobo pelos  moradores que descartam lixo em plena rua ou em sacos em horários indevidos, ou mesmo em  lixo de construções  depositados no meio das ruas quase sempre em frente ao local que está sendo  construindo a obra quando na verdade deveriam ser retirados pelo Disk Entulho e depositado em uma área que não atingisse de forma brutal a natureza.