Sua Vida é Destaque – Gustavo Antes Beskow

0
239
Jovem Engenheiro Agrônomo, Gustavo Antes Beskow - SUA VIDA É DESTAQUE
Jovem Engenheiro Agrônomo, Gustavo Antes Beskow – SUA VIDA É DESTAQUE

Este jovem Engenheiro Agrônomo, Gustavo Antes Beskow, chegou há pouco tempo em  nossa querida “Terra Boa”,  e em menos de três anos conseguiu através do seu belíssimo trabalho a implantar o Programa Balde Cheio,  que com  resultados espetaculares se tornou a “coqueluche” dos produtores rurais  que aderiram ao projeto. Depois da visualização e do crescimento destes  produtores  e da qualificação dos  seus rebanhos  outros produtores já sonham em participar, eles  também desejam  conhecer e usufruir dos mesmos resultados, valores fortes que influenciaram em muito na imediata entrada  de dinheiro movimentando   mais de 2 milhões de reais investidos  no mercado do Município.

Com  o total  apoio do Prefeito Dr. Wanderson Coelho ao  Projeto Balde Cheiro e com  a chegada de Gustavo Beskow,  Mantena viu que pode  reacender-se  voltando  ao  caminho e a trilha do sucesso de tempos idos de nossa região tudo confirmado com as estatísticas anteriores  que praticamente estagnou a nossa cultura de  pecuária leiteira.

Voltamos a sonhar,  precisamos prosseguir … O futuro Secretário da Agricultura Anderson Mol e o futuro prefeito João Rufino ficaram conhecendo os numeros na última reunião do ano do Projeto Balde Cheiro. Se nossas autoridades quiserem mudar o cenário  e voltar aos tempos em que nossa querida Mantena vera  referenciada  como  Terra do Leite “terra farta”, com Gustavo Beskow aprendemos  que somos capazes,    podendo alcançar patamares maiores  vindo a ser em um  futuro próximo  uma das maiores  bacias  leiteira de toda região Leste de Minas e Noroeste Capixaba.

Potencial a gente APRENDEU que tem., graças a ele… Gustavo Beskow… Que daqui pra frente com as próprias palavras continua  detalhando   mais uma parte desta história,   de como mudou radicalmente a vida destas 50 famílias que participaram do projeto, marcando assim para um jovem engenheiro a participação especial no Quadro do site Mantena Online ao qual  denominamos  “Sua Vida é Destaque”.

Este é o trabalho do Projeto Balde Cheio que mudou a performance de 50 famílias de produtores rurais
Este  foto mostra a beleza  do  trabalho realizado pelo  Projeto Balde Cheio que mudou a performance de 50 famílias de produtores rurais em Mantena

O programa Balde Cheio, que tem como fim a prestação de assistência técnica agropecuária, foi desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste (EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA), para difundir inovações tecnológicas que proporcionem aumento da rentabilidade a pequenos, médios e grandes produtores de leite. Foi introduzido, em Minas Gerais pelo SISTEMA FAEMG que vem se empenhando a levar o programa a todas as regiões do Estado, obtendo resultados satisfatórios e incontestáveis.

No município de Mantena o projeto Balde cheio foi iniciado no ano de 2014, por iniciativa da prefeitura, no pleito do prefeito Drº Wanderson Elizeu Coelho, contando com a assistência profissional de dois Engenheiros Agrônomos, Tacisio Nunes Tudéia e Gustavo Antes Beskow, responsáveis pelo acompanhamento técnico mensal de 50 fazendas.

Ao findar desses três anos, foi possível mensurar resultados econômicos diretos e indiretos nas propriedades assistidas e na rede comercial do município. Quando comparamos a produção inicial, com a do atual momento, constatamos um aumento significativo na produção diária de leite das propriedades assistidas, havendo um acréscimo de 5611 litros de leite/dia o que corresponde a um aumento de 245%. Quando transformado em receita bruta anual esse aumento corresponde a um valor anual de R$ 2.048.015 a mais de moeda girando no comércio de bens e serviços da região, valor esse que é muito importante para dar suporte a um momento de forte crise financeira em que o país enfrenta e que reflete nos repasses ao município.

Aqueles que virão o resultado ficaram esperançosos e também querem participar do Projeto Balde Cheio
Aqueles  produtores que observaram os  resultado dos vizinhos ficaram esperançosos e também querem participar do Projeto Balde Cheio

Durante esses anos de projeto, os produtores rurais, influídos pela assistência técnica, passaram a demandar uma quantidade maior de insumos agrícolas, considerando que muitos dos insumos que foram demandados são de difícil mensuração, escolhemos dois dos principais ítens que os produtores passaram a adquirir e que estimularam o fluxo de receita no comércio da cidade. Os insumos nesse caso foram o adubo nitrogenado (uréia) e o corretor de acidez do solo (calcário), foram adquiridos nesses três anos de trabalho, em torno de 252,1 toneladas de uréia e 500 toneladas de calcário, que aproximadamente corresponde ao valor em dinheiro de R$ 508.423,60, valor significativo que corrobora o êxito do projeto, mostrando que além de provocar um fortalecimento do homem no campo é de grande importância econômica para a zona urbana da cidade.Outro item importante a se enfatizar é o aumento da eficiência no uso da terra, indicativo muito importante por haver no atual momento uma pressão exercida pela sociedade, que vem exigindo que os produtos agropecuários devam ser produzidos com qualidade e também sustentabilidade.

No inicio do projeto a demanda por terra, mesmo produzindo menos era de 1446,06 hectares de terreno, passado esses três anos houve não só o acréscimo da produção, mas a redução para 128 hectares da área necessária para se produzir nas mesmas propriedades, em valor percentual equivale a 885% de redução de áreas utilizadas. Esse resultado proporciona uma adequação do manejo do restante das pastagens extensivas com uma menor lotação que possibilita uma diminuição de erosões e com isso evitando o assoreamento das nascentes, córregos e rios da região. Não podemos ficar presos somente a números, existem resultados e progressos que não é possível se colocar em planilhas ou em valores percentuais, como o sorriso de uma criança, ao ver seu pai mostrar com satisfação que sua atividade vai lhes prover sustento, também a esperança do pai renovada quanto á certeza de que terá um sucessor do seu trabalho, ao ver o filho seguindo o mesmo caminho. O programa não só proporcionou aumento de renda e produção, mas fortaleceu a comunidade rural que ao decorrer desses três anos criaram laços de amizade proporcionados por frequentes reuniões em completa harmonia, e ainda o ressurgimento do orgulho de ser um produtor rural que tem suas propriedades não só como um negócio ou empresa, mas como filosofia de vida, e que por muitas vezes foram discriminados pela sociedade, no entanto superam todos os dias as barreiras e continuam a ser a mão forte da economia de nosso país. “Se o campo não planta, a cidade não janta!” Tacísio Nunes Tudéia/ Gustavo Antes Beskow Engenheiros Agrônomo –

Tomamos a liberdade de extrair de seu repertório nas redes sociais de algumas fotos mostrando um pouco mais deste Engenheiro Agrônomo que conquistou Mantena.