Previsão aponta para chuvas intensas nos próximos dois dias em Mantena

0
107

A grande intensidade de chuvas que caíram na cidade na segunda feira, (12/12), foi destaque no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. Veja como estão as previsões para os próximos dias em  Mantena e também  uma forma  especial de amenizarmos futuramente  as cheias  cuidando do nosso lixo.

Nesta terça, (13/12), a previsão é de mínima com  21º e a máxima de 29º apontam 29mm de chuvas, já quarta, (14/12), a mínima cai para 20º e a máxima permanece nos 29º com 34mm uma  previsão ainda maior. Depois de uma ameaça de sol as  chuvas voltaram   ao entardecer desta segunda feira com previsão de 7 a 15mm.

Os dados ainda não são oficiais,  porém,  a quantidade de  chuva que caiu nesta última segunda feira, (12/12),  (mais de 118,4  mm em apenas três horas) é  bem mais significativo  do que os  95mm  que choveu no  ano de  2013  quando aconteceu a maior enchente de todos os tempos em Mantena.

Uma das situações que talvez possa ter ajudado  foi a experiência no assunto (todo mundo teve um certo trauma com enchentes), outro fator pode ter sido  um melhor escoamento das águas, que se deve  a limpeza dos rios realizada pela  administração municipal  logo  após as enchentes de 2013, providenciando  para que  fosse feita  a limpeza geral, com  abertura e  retirada dos lixos  dos  rios que cortam a cidade.

São assuntos que envolvem diretamente ao próximo governo municipal, o prefeito eleito, João Rufino  vai receber  o município até de uma forma mais amena para governar, porém, agora com o mesmo lema, inesperado,  de reconstruir Mantena.

Uma professora aposentada comentou sobre as enchentes e mostrou outro lado importante de aprendermos mais uma lição, são ações importantes para uma mudança de atitude “É necessário que nosso futuro esteja sendo planejado também por nós que somos  moradores, nós jogamos lixo de todas as espécies  nas calçadas, temos de nos conscientizar que não podemos e nem devemos fazer isso, tem de haver uma iniciativa da Prefeitura Municipal nas escolas municipais e em todo o município,  com apoio do Poder Judiciário  e da Polícia Militar, com a distribuição de  panfletos  trabalhando a cultura dos nossos próximos e futuros cidadãos, até mesmo com cobranças de taxas se preciso, só assim as chuvas vão vir e terão saídas desobstruídas, tudo isso é uma questão de educação”, disse.