Dia Mundial de luta contra a AIDS teve ação de conscientização e prevenção em Mantena

0
193

A Secretaria Municipal de Saúde  promoveu   a abordagem da população  levando  orientações de prevenção e distribuição dos preservativos e conscientizando sobre a luta contra a AIDS.

Mesmo diante dos dramas das chuvas que nos causou  estragos  e também  da falta de energia por mais de três dias em nossa cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através das  Unidades de Saúde da Família, não deixaram passar em branco este dia muito importante realizando o   Dia Mundial de Luta contra AIDS, uma ação de conscientização e prevenção na sensibilização da população.   O objetivo dessas ações  de prevenção foi sensibilizar a todos que o Dia de Luta contra a AIDS  não deve ser lembrado somente no dia 1º de dezembro e sim todos os dias do ano, esclarecendo dúvidas, informando e distribuindo preservativos, enfatizando a importância da prevenção das DST/AIDS, visando a redução de riscos e vulnerabilidade.

A campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano teve  como foco as pessoas que vivem com HIV/aids, tendo como base o conceito de Prevenção Posithiva.

Prevenção Posithiva é a prevenção voltada para as pessoas que vivem com HIV/aids. A partir do tratamento, elas têm uma maior qualidade de vida, novas perspectivas, o desejo de relacionar-se afetivamente, trabalhar, estudar, ter filhos, enfim ter projetos de vida. Isso se tornou uma questão importante, não só para essas pessoas, mas para toda a sociedade.

Daí a importância de combater a discriminação, o preconceito e o estigma que envolve a doença por meio do protagonismo das pessoas que vivem com HIV. Essa é a proposta para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.  Devemos destacar que é a primeira vez que adotamos tal estratégia.

O 1° de dezembro é o momento político que irá colocar o tema viver com HIV e aids, e suas conseqüências, na agenda da sociedade. Mas será apenas o começo de uma série de ações de comunicação que, pretendemos, dará continuidade ao tema ao longo de todo o próximo ano.