Fiemg (GV) recebe Encontro Técnico do Secretariado das prefeituras associadas da ASSOLESTE

0
263

A Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste) promove nesta sexta-feira, (10/02), o Encontro Técnico do Secretariado dos Municípios da Assoleste.  A atividade será das 9 às 17 horas, no auditório da Fiemg Regional Rio Doce, no centro de Governador Valadares.

A abertura dos trabalhos terá as presenças da reitora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Lissandra Coelho Lopes; do diretor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/Campus Valadares), Peterson Marco de Oliveira Andrade; da coordenadora estadual do Programa Escola Móvel Sesi/Senai, Joana d’Arc Oliveira Furtado; da presidenta do sistema Fiemg Regional Rio Doce, Rozâni Azevedo; do presidente da Assoleste, Dêgo Reis, além de prefeitos associados e secretários municipais.

Secretária Executiva Elidamárcia Lana da Silva –  Foto: Rogério Augusto

Secretários municipais unidos na busca de soluções comuns

O encontro técnico acontece anualmente e vai reunir o primeiro escalão das 14 prefeituras que compõem a Assoleste para debater os desafios da gestão municipal. Os secretários vão poder trocar experiências sobre os problemas vivenciados pela administração pública e, ao mesmo tempo, discutir as soluções viáveis para as principais dificuldades.

A secretária executiva Elidamárcia Lana da Silva informou que a Assoleste vai apresentar para os novos gestores da educação, saúde, assistência social, cultura, agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico, controladoria e obras a agenda deste ano de cursos e capacitações, programados pela associação para melhorar os serviços prestados pelas administrações municipais, em especial as políticas públicas voltadas para o cidadão.

Assoleste foca na qualificação de servidores

A capacitação contínua dos agentes e servidores públicos tem sido uma das prioridades da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste), que encerrou o ano de 2016 com um grande encontro de prefeitos eleitos e reeleitos do Vale do Rio Doce.

Secretários municipais das prefeituras de Central de Minas, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Itabirinha, Goiabeira, Jampruca, Mantena, Mendes Pimentel, Nova Belém, Nova Módica, São Félix de Minas, São João do Manteninha, São José do Divino e Tumiritinga participam do encontro nessa sexta-feira.

Parceria entre Fiemg e Assoleste amplia investimento em formação

Também está na pauta do encontro de secretários municipais a apresentação dos vários produtos que o sistema Fiemg oferece aos municípios do Vale do Rio Doce, com destaque para o Cozinha Brasil, uma iniciativa do Sesi/Senai, que consiste no oferecimento de cursos que ensinam  o preparo de alimentos nutritivos a baixo custo e sem desperdícios.

Outra iniciativa é o Programa Escola Móvel. Ele oferece gratuitamente cursos de formação para a população, tais como: mecânica de motos, pedreiro de alvenaria, panificação, confecção em couros, manutenção em máquina de costura, eletricista predial, costureiro do vestuário, atendimento ao cliente, secretariado e outros.

Quem vai explicar como as prefeituras podem continuar se beneficiando desses e outros serviços oferecidos pelo sistema Fiemg é a coordenadora  do Programa Escola Móvel Sesi/Senai, Joana d’Arc Oliveira Furtado. Os dois projetos já são conhecidos na região do Vale do Rio Doce, inclusive, a tenda da Escola Móvel encontra-se nesse momento no município de Mendes Pimentel, onde cerca de 530 pessoas participam de um dos 13 cursos ofertados gratuitamente. 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Assoleste