Com polêmica começa neste sábado, (04/03), o 1º Campeonato de futebol de areia em Mantena

0
310

A  Secretaria Municipal de Esportes,  com  patrocínio do comércio local   e apoio da Prefeitura Municipal, teve  uma belíssima iniciativa  em  trazer   o futebol de areia  implantando essa  nova modalidade  de esporte para  ser praticado  e valorizado pelos desportistas  do Município. Professor Nivaldo reclama que foi atravessado na realização do evento.    

Professor Nivaldo (Strong Show) sendo entrevistado pela repórter Fabiana Hipolito no 1 Torneio de futebol de areia que aconteceu em Mantena

Na verdade os desportistas do  Município  já haviam  sentido o sabor e o gosto do futebol de areia que chegou pela primeira vez  e foi apresentado pelas mãos de alguns desportistas, dentre eles, o Professor  Nivaldo (Strong Show),  que na verdade é um treinador pessoal  de  Jiu-jitsu com amplo currículo que sentindo a inexistência da modalidade investiu para implanta-la realizando  o 1º Torneio de Futebol de Areia na Quadra da Praça de Vila Nova deixando avaliado que faria o 1º Campeonato de Areia em Mantena.   

Com a noticia de que a Secretaria de Esportes  havia aberto as inscrições para o 1º Campeonato de Futebol de Areia de Mantena,  Professor Nivaldo  ficou extremamente chateado  “eu não me envolvi no futebol ,pois,  já avia organizadores tanto nos campos quanto nas quadras, o beach soccer ainda não tinha uma pessoa a frente e por isso fiz meus investimentos para realizar e trazer esta modalidade para Mantena , mas,  infelizmente a secretaria de esporte de Mantena não esta querendo parceria nas modalidades”, disse.

Para o Professor Nivaldo ele foi esquecido e colocado de lado, ainda  segundo ele  “quando trouxe a modalidade para Praça da Vila Nova só teve a liberação da quadra sendo ele o responsável  pelo evento”. 

Veja mais

http://mantenaonline.com.br/denuncia-vigia-cobra-dez-reais-por-hora-de-peladeiros-nos-fins-de-semana-nas-quadras-poliesportivas-de-mantena/

LOCAL DOS JOGOS  – PODE OU NÃO PODE ?

Todos os jogos serão realizados na Quadra Central  da Praça de Vila Nova. Em entrevista para a midia local, perguntado quanto a realização de um possivel campeonato de futebol de areia em Mantena, o  Secretário Municipal de Esportes,  Valsair Lima, na época,   se mostrava preocupado com a  futura realização do campeonato   na Praça de Esportes de Vila Nova,  talvez,  seja porque já havia sido orientado judicialmente que o evento seria realizado em cima de   uma obra que  ainda não foi realizada em sua totalidade  e ainda não foi  entregue pela firma responsável pela  sua execução total ao Executivo Municipal.  

O narrador Marcelo Santos , o dez do rádio, apoia a chegada do futebol de areia  em  Mantena

Conheça as regras do futebol de areia

O futebol de areia (português brasileiro) ou futebol de praia (português europeu) é um tipo de futebol jogado na areia. É bastante recente enquanto, como esporte organizado, datando de 1992 a sua institucionalização em sua forma atual, mas já é praticada há muitas décadas como variante de lazer do futebol.

O esporte organizado pratica-se num campo com no mínimo 40 cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols tem 2,20 m de altura por 5,5m de extensão.

A linha do meio de campo é demarcada por dois postes com bandeiras vermelhas. A nove metros de distância da linha do gol, uma linha imaginária, marcada desta vez por postes com bandeiras amarelas, indicam a área de pênalti e portanto a marca onde as penalidades devem ser cobradas (na parte central desta linha).

E, assim como no futsal, existe uma área para substituições ao longo da linha lateral.

Apesar de ter uma circunferência idêntica a uma bola de futebol normal (entre 68 e 70 cm), uma bola de futebol de praia é consideravelmente mais leve. Pesando de 400 a 440 gramas, é inflada no começo do jogo com uma pressão entre 0.375 e 0.8 bars.

Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de quatro jogadores de linha, e um goleiro/guarda-redes. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.

O goleiro pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e traje adequado.

Cada partida tem dois juízes/árbitros, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro juiz e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.

Partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um time tenta fazer cera (do ponto de vista dos juízes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período.

No caso de um empate, prorrogação de três minutos deve ser disputada, seguida de uma disputa por pênaltis, caso necessário.

A bola deve ser colocada de volta em jogo seja por arremesso ou por chute a um companheiro de time. Goleiros podem apenas recomeçar o jogo com as mãos.

Não existem tiros indiretos no futebol de areia. Todos os tiros livres são diretos e chutados do lugar onde a falta foi cometida, ou da linha de meio-campo (para certas ofensas como cera na área, um 2º atraso para o goleiro na mesma jogada, um goleiro recomeçar o jogo chutando a bola, etc.). Um pênalti é marcado se a falta é cometida dentro da área de pênalti.

Barreiras não são permitidas nos tiros diretos. O Tiro livre é sempre batido pelo jogador que sofreu a falta, exceto se este estiver lesionado. Se se verificar uma das ofensas atrás referidas, a equipe pode escolher um jogador para marcar o livre. Na falta que for cometida em seu próprio campo, todos os outros jogadores que não o cobrador devem permanecer pelo menos a cinco metros da bola, mas não diretamente entre a bola e o gol. Se a falta foi cometida no campo de ataque, todos os jogadores deve permanecer atrás da bola.

Para faltas duras, um jogador deve receber um cartão amarelo. Por faltas graves ou após um segundo cartão amarelo, o jogador será punido com um cartão vermelho e deve retornar ao vestiário imediatamente. Após dois minutos de inferioridade numérica, o time desse jogador pode colocar um novo jogador.