“Disse Deus: Haja Luz” Gn1.3

0
136

Mas o que importa é que a Luz resplandeceu nas trevas e as trevas não prevaleceram. E isto se deu na forma de um projeto anterior ao homem como uma garantia predeterminada por Deus de salvação e vida eterna para todos os que crerem em Jesus.

Gênesis, o livro da criação divina

Pastor Lafayette Neto

Esta luz contrasta com as trevas que cobriam a face do abismo: “e havia trevas sobre a face do abismo”. Qual o simbolismo profético deste contraste? No princípio foram criados o céu e a terra. Não temos muitas informações neste capitulo a respeito deste céu criado. Representaria todo o mundo espiritual e um ambiente celestial? Representaria os anjos nos lugares celestiais? Confesso ignorância teológica. Mas buscar lógica humana em Deus me parece ilógico e presunção.

No entanto, sobre a terra temos uma informação relevante: “a terra era sem forma e vazia e havia trevas”. Qual o sentido de uma criação sem forma e vazia? Seria para ser modelada posteriormente? Seria porque havia trevas? Nesse ínterim já acontecia um mover do Espírito de Deus – e isto é profético. E sob estas condições Deus disse: “Haja Luz”.

Este projeto “haja luz” contrastou, rompeu, prevaleceu e venceu as trevas abismais que no princípio cobriram a terra. Aqui temos uma fascinante vitória da luz sobre as trevas. Isso aconteceu pela ação do Verbo de Deus – Palavra de Deus. (obs.: é bom lembrar que o firmamento [céu], a luz do sol e as estrelas foram trabalhados depois).

“Haja Luz” – a partir desta ação da Palavra o mistério seria revelado: as trevas que cobriam a face do abismo não prevaleceriam. A luz resplandeceu nas trevas e as trevas não prevaleceram (João 1.5). Isaias (45.7) profetizou dizendo que Deus formou a luz (posso entender que Deus deu forma humana a luz? Porque Jesus disse: Eu sou a luz, João 8.12). E Isaias também diz que Deus criou as trevas (seria esta a criação dos príncipes das trevas, Ef. 6.12; o deus deste século que cega o entendimento dos incrédulos, II Cor 4.4; que originalmente foram criados perfeitos e se rebelaram?)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui