Escola Estadual Cândido Ilhéu resgata Festa Junina no distrito de Ariranha em Mantena

0
133

A diretora Andrea Xavier e toda a comunidade escolar agradeceram pelo sucesso do evento. A Polícia Militar se fez presente para a garantia da Ordem Pública. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Saiba mais sobre a origem da festa Junina.

A Escola Estadual Cândido Ilhéu resgatou  sua tradicional FESTA JUNINA no distrito de Barra do Ariranha no município de Mantena. O evento realizado nessa sexta-feira, (23/06),  contou com a presença de alunos e artistas da localidade e do município de Nova Belém. A comunidade local e autoridades, incluindo o prefeito  João Rufino, prestigiaram o evento.

Origem da Festa Junina 

Existem duas explicações para a origem do termo “festa junina”. A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.