Parceria: Escola APAE de Mantena e Centro Especializado em Reabilitação II

0
130

foto233

A APAE de  Mantena,  encerra o Semestre com a culminância do  Projeto Alimentação Saudável.

A proposta de trabalho foi empreendida a partir da sugestão advinda da ação Saúde na Escola, uma iniciativa da Equipe Pedagógica da Escola APAE com a Equipe do CER II, através da Nutricionista Karla Andrade que propôs utilizar o espaço escolar como ambiente para a educação nutricional e promoção da alimentação saudável de crianças e jovens, para assim, contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Nesse sentido, surge a necessidade de inserir esse tema no conteúdo programático, nos diferentes níveis de ensino proporcionando dessa forma   aos alunos o acesso à informação e formação para a escolha e adoção de práticas alimentares (e de vida) saudáveis. Essas ações foram vividas e concretizadas nas salas de aula na primeira quinzena de julho nos turnos, manhã e tarde junto aos alunos do Ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos anos iniciais e finais, conforme as orientações do projeto inicial. Portanto participaram diretamente dessa ação todos alunos da escola, professores e equipe técnica da escola (Nutricionista).

Os objetivos da proposta foram os de despertar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer, conhecer a origem dos alimentos: Peixes, carnes, verduras, legumes e frutas, compreender a importância dos seus principais nutrientes, entender a importância e benefícios no consumo saudável bem como construir receitas.

A partir desses objetivos norteadores  das ações buscou-se incentivar  um consumo de alimentos  mais saudáveis  respeitando a identidade cultural-alimentar dos envolvidos, porém sem esquecer os valores  sociais, afetivos/emocionais e comportamentais, que precisam ser cuidadosamente integrados às propostas de mudanças para uma  alimentação mais saudável  que contenha   água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, para que  se possa desfrutar  de  todas as fases da vida de forma produtiva e ativa, longa e saudável.

A culminância do projeto se deu com oficinas de customização de pratos de café da manhã e almoço, sanduiches naturais todos montados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e a nutricionista da escola.

foto21 foto22 foto23 foto24 foto25 foto26 foto27 foto28 foto29 foto210 foto211 foto212 foto213 foto214 foto215 foto216 foto218 foto219 foto220 foto221 foto222 foto224 foto225 foto226 foto227 foto228 foto229 foto230 foto231 foto232