Baleia aparece morta na praia de Guriri, São Mateus, ES

0
181

O Instituto Baleia Jubarte já foi acionado e vai ao local para coletar amostras e tentar identificar a causa da morte do animal.

Por Gazeta Online

Baleia aparece morta na praia de Guriri (Foto: Divulgação/ Portal São Mateus Sem Censura)

Baleia aparece morta na praia de Guriri (Foto: Divulgação/ Portal São Mateus Sem Censura)

Uma baleia apareceu morta neste domingo (10), no lado sul da praia de Guriri, litoral de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. De acordo com monitores que estiveram no local, a espécie é um animal macho. O Instituto Baleia Jubarte já foi acionado e vai ao local para coletar amostras e tentar identificar a causa da morte do animal.

Em agosto, outras três baleias encalharam e morreram no litoral de São Mateus. O primeiro registro foi feito na praia de Urussuquara, no início do mês. Os outros dois aconteceram em Guriri no intervalo de dois dias.

Na ocasião, o instituto informou que já eram 52 ocorrências de encalhe de baleia jubarte, somente neste ano, entre o litoral do Sul da Bahia e o litoral capixaba. Dessas ocorrências, 20 encalhes foram nas praias do Espírito Santo, especialmente na Região Norte.

Ainda segundo o instituto, foi observado que a migração de baleias está maior neste ano e os especialistas acreditam que a população deste animal está aumentando. Por esse motivo, tem ocorrido tantos registros de encalhe nos dois estados.