Câmara aprova e população terá de ir até Barra de São Francisco para consultas e exames

0
182

A população que nos casos de emergência   já era atendida  pelo Hospital Regional  Drª Rita de Cassia com a filiação do Município  ao Consórcio  CIM NOROESTE  vai ter de se deslocar  também para consultas médicas e exames.

Câmara Municipal aprova o Projeto de Lei e a filiação de Mantena ao CIM NOROESTE-CAPIXABA – Foto:Mantenagora 

Saudada  pela  Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal  como  uma importante  porta para atendimento  da saúde em Mantena,  a filiação ao CIM NOROESTE  apenas confirma a total dependência  de Mantena  ao Município  capixaba de Barra de São Francisco e ao Espírito Santo que já  respondia através do Hospital Regional Drª Rita de Cassia pelas emergências e agora também será procurada para exames e consultas especializadas.

Com a mudança  realizada pelo Prefeito João Rufino  exonerando o ex-secretário da saúde, Dr. Jânio Assis, pelo  seu filho Ocimar Rufino, a filiação ao CIM NOROESTE é  uma tentativa de dar uma resposta  a sociedade e a população de uma  forma em geral na área da saúde que  tem  sido duramente  criticada  nesta administração  com a falta de consultas especializadas, remédios e exames.

Despesas para  locomoção?

Embora o novo secretário acene  que os preços que serão pagos  pela  Prefeitura Municipal serão acessíveis,  o ônus  e as despesas  com a locomoção  vai ficar para o bolso da  população, principalmente dos distritos que ficam mais longe,   que ao  fazerem  o deslocamento obrigatório  estarão  gastando com refeições, táxi, ônibus, estadia,  etc., gerando uma  renda diária  para o comércio de Barra de São Francisco em detrimento ao já sofrido comércio mantenense.

Mantena , ES

Pelo menos na área da Saúde,  Mantena  que pertence ao Estado de Minas Gerais,  vai continuar batendo continência  para o Estado do Espírito Santo, com a inclusão no Consórcio Público da Região Noroeste do Espírito Santo, o Município,  que já foi um expoente na saúde junta-se  as cidades capixabas  de   Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandú, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e  Vila  Pavão.

Câmara Municipal aprova

A situação muito delicada e com amplas interpretações  foi aprovada pela Câmara Municipal de Mantena através do Projeto de Lei enviado pelo Prefeito João Rufino  que  foi votado e aprovado    com unanimidade pelos vereadores  autorizando  dessa forma   a inclusão e adesão  de Mantena  ao  consórcio efetivando assim uma quase total dependência da saúde do Município ao Espirito Santo.