
Segundo o Prefeito João Rufino as dificuldades para receber os créditos pendentes e os diversos débitos do Estado de Minas Gerais com o Município de Mantena fizeram com que procurasse a Câmara Municipal pedindo autorização para aderir a AMM – Associação Mineira de Municípios. Os vereadores aprovaram por unanimidade o pedido do executivo com algumas manifestações eloquentes pela Tribuna.

Continua depois da publicidade
O Prefeito João Rufino requereu aprovação da Câmara Municipal em regime de Urgência Especial autorizando o Poder Executivo a afiliar-se e contribuir mensalmente com a entidade de representações dos Municípios do Estado de Minas Gerais – Associação Mineira de Municípios (AMM). O valor mensal será R$ 1.116,00 (Hum mil , cento e dezesseis reais).

Através de Projeto de Lei, o Prefeito João Rufino relata que a contribuição visa a assegurar a representação institucional do Município de Mantena junto aos Poderes da União e Estados-membros, bem como, nas diversas esferas administrativas e órgãos normativos dos entes federados desenvolvendo, para tanto, dentre outras, as seguintes ações:
- Integrar colegiados de discussão junto aos diversos órgãos governamentais e legislativos, defendendo os interesses dos Municípios;
- Participar de ações governamentais que visem ao desenvolvimento dos Municípios, à atualização e capacitação dos quadros de pessoal dos Entes Públicos, à modernização e instrumentalização da gestão pública Municipal;
- Representar os Municípios em eventos oficias de âmbito nacional, regional, microrregional ou local;
- Desenvolver ações comuns com vistas ao aperfeiçoamento e à modernização da gestão pública municipal;
“A AMM – Associação Mineira dos Municípios é uma entidade com vários anos de atuação no Estado e por sua experiência, tem alcançado grandes resultados nos pleitos encabeçados a favor dos municípios que compõem seus quadros. O Município de Mantena já foi filiado anteriormente, todavia por razões ainda não esclarecidas, não foi pedida autorização legislativa para tanto, a atual gestão suspendeu o pagamento das parcelas mensais por entender que naquele momento não lhe era interessante e nem positivo participar como filiado da AMM, vendo as dificuldades para receber do Estado créditos com pagamentos postergados e vendo o esforço da AMM no auxilio aos municípios para receber tais créditos, pretendemos voltar a participar da mesma como seu afiliado” explicou o prefeito.
Uma história contada pelas batalhas enfrentadas em defesa dos 853 municípios mineiros. Décadas que se confundem com a história de Minas Gerais e dos mineiros. Esta entidade, reconhecida pela sua importância em todo o País, cresceu, se desenvolveu, e acompanhou a evolução tecnológica, levando aos seus associados informações de qualidade e a certeza da defesa da causa municipalista. Ao longo dessa caminhada, fica clara a importância dos municípios ao desenvolvimento do Estado, pois neles vivem os cidadãos e as demandas são apresentadas e cobradas.
Fundada em 17 de outubro de 1952, com a filosofia e o propósito de reunir e representar os municípios de Minas, nas esferas estadual e federal, a AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos municípios mineiros e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.
Esta Associação é fruto da contribuição de grandes gestores que, juntos, criaram a maior Associação Municipalista do Brasil. Desde seu início, no Edifício Codó, na Avenida Amazonas, até a sua sede própria, na Avenida Raja Gabaglia, são 65 ANOS de história, transformando e qualificando a gestão pública mineira.