Exclusivo: Produtores  querem a prisão dos elementos que estão colocando fogo nos pastos ,  Polícia Ambiental  mostra seu  posicionamento e população sofre  em Mantena 

0
108

A situação saiu   do contexto e  embora as Redes Sociais e os sites tenham abordado o tema  e cobrado das autoridades durante  toda  semana  passada  de nada adiantou e  as queimadas continuam acontecendo  em grande escala no Município.

Na montagem da matéria, os depoimentos,  vídeo e fotos  foram  requeridos  pelas Redes Sociais pelo Jornalismo Mantena Online. 

 

Diante dos fatos  a comunidade  se manifesta querendo uma solução,  o executivo através da Secretária Municipal   mostra  o transtorno e efeitos das queimadas  na saúde, e a Polícia Ambiental  responde com uma Nota mostrando  seu  posicionamento.

Continua depois da publicidade

Desesperado pelo atual momento  de  queimadas  que estão acontecendo em  todo Município ,  um  produtor rural  conhecido    desabafou   pelas Redes Sociais  requerendo das autoridades  dentre  outras  a prisão dos elementos que estão  colocando  fogo nos pastos  que consequentemente  estão  abalando a saúde da população,  destruindo  as cercas,  acabando com a alimentação do gado, matando os  animais    e acabando  com  a terra…

“Na semana passada apagamos fogo até de madrugada ,queimou durante a semana inteira  e agora deste ontem (sábado-21), apagamos fogo até duas horas da manhã, agora o fogo alastrou  de novo e tá queimando é tudo , tudo, e  as pessoas aqui do Córrego  da Paixão e Córrego da Penha   estão super cansadas  porque estão apagando fogo direto , hoje o fogo vai pegar aqui e vai queimar é tudo , tudo, porque já esta pegando nas nossas matas , pegando em tudo, nós não temos corpo de bombeiros, não temos nada para dar suporte , nós temos de pensar isso  para ter um corpo de bombeiros em Mantena,  para ter alguma coisa para acabar com isso  e prender estas pessoas que botam fogo , porque a grande maioria  sabem quem é , o trem tá feio, estou até chorando aqui porque esta queimando é tudo , tudo”, relatou desesperado requerendo soluções.

Veja mais 

https://www.mantenaonline.com.br/imagem-do-dia-contraste-a-natureza-pede-socorro-basta-de-queimadas/

Em um panorama geral podemos ver que as queimadas passaram do limite em Mantena – Foto: Redes Sociais

Continua depois da publicidade

Secretaria Municipal de Saúde 

Os efeitos das queimadas também estão sendo vistos na área da Saúde em Mantena,  a Secretaria Municipal registrou  um grande aumento de problemas respiratórios devido as queimadas requerendo a participação e a colaboração da população  para  acabar com o problema  pedindo que os fatos sejam denunciados  junto as autoridades. 

Um empresário relatou que vem fazendo tratamento de saúde   por causa de asma e alergia …

“Já fazem semanas que a dificuldade de dormir a noite virou uma rotina, amenizada com remédios. Essa fumaça causada pelas queimadas, agrava demais a situação. Queria poder ajudar fisicamente ao combate, mas, seria suicídio de minha parte (devido ao problema respiratório)”, relatou.

Brigada 

Uma brigada contra o incêndio parece ser a solução emergente para o problema, pois a instalação de um Corpo de Bombeiros, requerido pelas autoridades políticas  em toda uma vida não parece ser uma conquista fácil  até mesmo devido  a localidade  do Município, um sonho que parece ainda distante de acontecer.

O Presidente do CONSEP – Conselho Municipal de Segurança Pública de Mantena, o cidadão Nilton Fialho  imediatamente deixou sua opinião sobre o atual momento … 

“Temos que lutar e correr atrás de montar uma brigada de incêndio urgente. Estou a disposição para ajudar… montar uma comissão e ir atrás das autoridades e ver a possibilidade da implantação. Não sei como funciona, mas não podemos ficar parados e ver os incêndios acontecendo”, confirmando o apoio.

Continua depois da publicidade

Nota  da Polícia Ambiental  de Mantena 

O 2º Grupamento Ambiental de Mantena  lamenta a situação enfrentada pelos proprietários rurais no município, esclarece ainda que o grupamento tem sob sua responsabilidade 10 municípios, sendo eles, Mantena, São João do Manteninha, Central de Minas, Divino das Laranjeiras, São Félix de Minas, Mendes Pimentel, Itabirinha, Nova Belém, Goiabeira e Cuparaque.

Acrescentamos ainda que em todos esses municípios temos registros de incêndios e, na medida do possível o grupamento tem feito o atendimento aos produtores rurais para os registros de Reds e orientações.

Esclarece que ao serem identificados os autores dos incêndios e queimadas controladas sem autorização,  temos feito as autuações administrativas bem como os registros, informando  aos órgãos ambientais competentes e ministério público.

 Esclarece ainda que operações contra queimadas são registradas nos diversos municípios de nossa área. No ano passado foi registrado redes  e auto de infração para o indivíduo residente no Bananal e que só foi possível por haver testemunhas da infração cometida e que foram repassadas as autoridades competentes. Quando nós temos informações da autoria temos tomado as providências.

Salientamos, ainda que, a atuação da Polícia Ambiental, nas diversas área do grupamento, nestes casos, são pautadas de informações. Infelizmente, na maioria das vezes, ao chegarmos nos locais, os proprietários e moradores não nos passam informações necessárias sobre os autores. Lembramos que a responsabilidade é de todos e essas informações, são repassadas à polícia civil, para poderemos, juntos, combater os criminosos que estão atuando em nossa região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui