Secretário   informa  que  protocolos  serão mantidos  para  evitar um colapso e aponta Comitê Técnico e Gestor  para discutir demandas  em  Mantena

0
42

A Nota informativa  foi uma  resposta   do secretário municipal de saúde, Ocimar Rufino,  enviada  ao Grupo  Mantena Protegido  pelo whatsApp que  é   formado pela sua maioria  de  comerciantes e autoridades municipais que neste momento  contestam com mais ênfase   as “portas fechadas do comércio” e a aglomeração de idosos do grupo de risco pelas ruas da cidade.

Membros do grupo enviaram fotos mostrando o fluxo de idosos e de pessoas  pelas ruas da cidade nesta quinta feira, (26), Foto: Redes Sociais/Internet

Continua depois da publicidade

Veja mais 

Promotoria de Justiça faz Apelo Público à população de Mantena e Comarca

Secretário  Ocimar Rufino informou que ainda não tem casos do Coronavírus confirmados em Mantena – Foto: Redes Sociais/Internet

Nota informativa 

Diante do exposto aqui no grupo, venho informar que todas as medidas tomadas pela secretaria de saúde até o momento , forma pautadas no que diz a OMS e Ministério da saúde e sobre supervisão da secretaria estadual de saúde .

Temos um comitê técnico e um comitê  gestor, esse último tem representantes de comércio, igrejas , entidades, MP, PM, vereadores, etc  para validar as ações tomadas pela administração pública, sendo que todas decisões e medidas foram consultadas ao comitê. Seguimos os decretos FEDERAIS e ESTADUAIS, que tem vigência em todo território nacional e estadual respectivamente, para que nenhuma medida seja em desacordo com o que diz os decretos !

Não é intenção da Administração pública fechar o comércio, pelo contrário, incentivar para que haja novos empregos, o que estamos tentando fazer é minimizar danos na saúde pública e evitar um colapso no sistema único de saúde , para que haja o menor número de mortes possível!

Os testes realizados em Mantena dos casos suspeitos demoram em torno de 7 a 14 dias , pois apenas um laboratório em MG (FUNED)está credenciado para fazer, então ainda não temos casos confirmados. As medidas de prevenção, estão sendo eficientes na nossa cidade, e seguimos as orientações ainda da OMS e do Ministério da saúde, até que se mude os protocolos, caso contrário os protocolos de saúde serão mantidos até que o Presidente, edite instrumentos jurídicos alterando ou Governador do estado.

Para combate ao Covid 19 , 4 unidades estão trabalhando abertas até as 20h (PSF Vila Nova, Nicoline, Santo Antônio) para garantir atendimento a nossa população, além do PA. Nesse momento a carga sobre a saúde é grande, pois vidas estão em jogo. Peço que como já foi organizado, que os órgãos e entidades que representam o comércio levem as demandas para serem discutidas no comitê gestor, que é o canal democrático aberto ao diálogo, em momento algum a administração foi impositiva . Me coloco a disposição sempre.

Att /Ocimar Rufino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui