A Escola Bíblica Dominical sob a perspectiva da Igreja Cristã Maranata

0
32

Por Igreja Cristã Maranata

A Escola Bíblica Dominical sob a perspectiva da Igreja Cristã Maranata

Divulgação / ICM

A Escola Bíblica Dominical é comum ao cenário cristão como um todo. Conhecer a Bíblia, a Palavra de Deus, possui uma relação direta com a vida cristã. No entanto, essa experiência pode ser vivenciada de diferentes formas. A prática da Escola Bíblica Dominical para a Igreja Cristã Maranata consiste em um momento em que pessoas espalhadas por todo o mundo participam unanimemente de um período de busca, aprendizado, unificação da doutrina.

 — Foto: Divulgação / ICM

— Foto: Divulgação / ICM

Busca

Embora a transmissão da Escola Bíblica tenha início às 10h do domingo, no horário de Brasília, a busca não é restrita a esse período. Previamente, os temas são estudados por pastores que buscam a revelação de Jesus Cristo nas passagens bíblicas, a fim de transmitir um ensino que está além da letra contida no livro. No entanto, o ato da busca não se resume somente aos pastores da instituição. Os membros têm a oportunidade de enviar contribuições por meio do portal da ICM; de acordo com os temas pré-estabelecidos, os estudos se expandem por toda a semana, em uma incessante busca pelo alimento espiritual. Perguntas são estruturadas para serem transmitidas nas Escolas Bíblicas; estas perguntas são estudadas pelos membros tanto em um momento propiciado durante a transmissão como também o podem ser de forma individual posteriormente. Pastores do Conselho Presbiteral da Igreja Cristã Maranata recebem todas as contribuições enviadas por meio do portal e aspectos são destacados em reuniões seguintes, quando o pastor Gedelti Victalino Gueiros, presidente da Instituição, desenvolve os temas na forma de estudos.

 — Foto: Divulgação / ICM

— Foto: Divulgação / ICM

Aprendizado

A consequência da busca é o aprendizado, obtido por meio de uma dedicação. O aprendizado é, também, um objetivo que compõe a essência da iniciativa de se realizar a Escola Bíblica Dominical. O ato de aprender, como já visto, não está restrito a uma leitura superficial, mas é o resultado gratificante de buscar as revelações que emergem do Espírito Santo e se aplicam em forma de doutrinas para a igreja.

Doutrina

A Escola Bíblica Dominical é, portanto, a transmissão de doutrinas bíblicas com o objetivo de unificar o aprendizado conforme as revelações alcançadas na união da Igreja, o Corpo de Cristo. O objetivo da transmissão da doutrina é que, embora a comunicação seja feita para diversos povos, que se comunicam em diferentes idiomas e possuem características culturais peculiares, possa haver, no sentido espiritual, uma única linguagem. Baseando-se naquilo que emerge da Bíblia por meio da revelação do Espírito Santo — a doutrina —, a Igreja é capaz de formar harmonicamente um só povo.

 — Foto: Divulgação / ICM

— Foto: Divulgação / ICM

Alinhamento

Outra característica da visão e forma de realização do ensino doutrinário da ICM é o alinhamento dos temas desenvolvidos durante toda a semana. Os programas semanais de TV e de rádio transmitem ensinos complementares aos estudos tratados nas EBD’s (Escolas Bíblicas Dominicais). Além disso, as mensagens transmitidas para a igreja nos cultos durante a semana, também fazem abordagens em completa sinergia com o ensino semanal, sendo que cada programação é adequada ao público e à característica do meio e formato de transmissão.

 — Foto: Divulgação / ICM

— Foto: Divulgação / ICM

Crianças e Adolescentes

O público infantil e infanto-juvenil não fica de fora deste processo de aprendizado das doutrinas bíblicas. Além da formação do homem em seu caráter, na sua honra e em sua postura cidadã, a EBD contribui para o conhecimento do Projeto de Deus para o ser humano. Em cada Igreja Cristã Maranata, um grupo de professoras e professores se voluntariam e são preparados para o ensino bíblico doutrinário para as classes de 0 a 3 anos, crianças, intermediários, adolescentes e jovens.

 — Foto: Divulgação / ICM

— Foto: Divulgação / ICM

Estrutura Tecnológica

Mas essa abordagem, utilizando as tecnologias disponíveis como forma de unidade doutrinária não é uma experiência nova na ICM. Há doze anos a Instituição já produz seminários, cultos e outros eventos transmitidos via satélite para todas as igrejas no Brasil. Embora em localizações geográficas diversas, o estudo sempre foi o mesmo para todos os membros. A Igreja Cristã Maranata conta com um sistema de transmissão via satélite e streaming, que parte da Central de Comunicação localizada em Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Anteriormente, as transmissões via satélite eram a ferramenta utilizada para que os membros, reunidos, pudessem receber o ensino e as mensagens nas igrejas, todas munidas de kits de recepção. Atualmente, com a pandemia e o distanciamento social, toda a estrutura de produção já estava pronta, sendo necessário apenas o direcionamento para o modal de transmissão pela internet, usando o canal da Igreja no Youtube. É dessa forma que os conhecimentos técnicos são utilizados como ferramenta de transmissão de um conteúdo inteiramente espiritual no âmbito interno da instituição. Com todo um sistema de comunicação funcionando de maneira eficaz, transmissões ao vivo são realizadas para acompanhamentos em templos de todo o Brasil, exterior e via internet. Para tanto, é realizado também um trabalho de tradução simultânea em diversos idiomas. Tudo isso a fim de que a transmissão de conhecimento da Palavra de Deus possa romper barreiras geográficas e possíveis limitações comunicacionais.

Igreja Cristã Maranata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui