Feriado  do  Dia de Finados deve acontecer  com chuva em Mantena, sempre chove neste dia, mito ou realidade? 

0
41

Dizem que sempre chove no Dia de Finados. Acompanhando o cenário chuvoso que deve predominar no fim de semana em Mantena e em  todo o Estado de Minas Gerais, o dia 2 de novembro (próxima segunda-feira), que é Dia de Finados, também deve ser com chuva. A data aquece a economia com vendas  de flores e velas. Em tempos de pandemia a Prefeitura Municipal ainda não se manifestou sobre as visitas.  

Feriado  do  Dia de Finados deve acontecer  com chuva em Mantena – Foto: Mantena Online

Continua depois da publicidade

Veja mais 

Muita chuva alerta para movimento de massa moderado e deslizamentos em Mantena, veja previsão  

É esperado centenas de pessoas no cemitério do centro em Mantena – Foto: Mantena Online

Para milhões de católicos espalhados pelo mundo, o Dia de Finados é o dia de celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Feriado oficial no calendário nacional, o Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro.

A alegação de que sempre chove em Finados possui cunho religioso e as pessoas associam a chuva à tristeza. Em regiões desérticas, no entanto, seria algo a se comemorar. Diz a lenda que chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou.

Mesmo com muita chuva no ano de 2019 o comércio de flores e velas foi intenso – Foto: Arquivo/Mantena Online

A tradição de homenagear os mortos no Dia de Finados   deve movimentar as floriculturas e os vendedores  ambulantes em  Mantena. Muitas delas já reforçaram o estoque para que os clientes tenham opções em cores e aromas. A maioria das pessoas vai aos cemitérios para levar flores, ascender velas, orarem e prestarem homenagens.

Em Mantena existem dois cemitérios,  um no centro da cidade e o outro no bairro de Vila Nova, até o momento  não existe nenhuma  comunicação por parte da Prefeitura Municipal sobre qualquer proibição de visitas devido a pandemia do coronavírus  o que nos deixa  no entendimento  de  que  ambos os cemitérios  devem ficar  aberto durante para visitas durante  todo o dia  recebendo os familiares e amigos que desejam prestar suas  homenagens  e orações  no Dia dos Finados.

O Jornalismo Mantena Online recomenda  que as pessoas que estarão frequentando os cemitérios atendam os protocolos básicos da saúde como o uso  de máscaras, álcool gel  evitando  aglomerações requerendo da Secretaria Municipal de Saúde o fornecimento do álcool gel na entrada dos cemitérios. 

Veja como foi o Dia dos finados de 2019.

Dia dos Finados: Chuvas não afastam fieis católicos  de  visitação ao cemitério   em  Mantena, veja fotos e vídeos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui