Contrariando determinação do governo estadual, prefeito João Rufino  decreta permanência de Mantena na “Onda Amarela”

0
209

Mesmo tendo sido orientado de  que toda   região Leste do Estado regrediu para a onda vermelha do plano Minas Consciente, conforme anúncio feito no fim da tarde de quarta-feira (18) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, em Mantena  o prefeito João Rufino  assinou um decreto   na tarde desta sexta feira, (20), liberando o comércio da onda vermelha para onda amarela.

Contrariando determinação do governo estadual, prefeito João Rufino  decreta permanência de Mantena na “Onda Amarela” – Foto: Mantena Online

Continua depois da publicidade

Veja mais 

Mantena na onda vermelha do Minas Consciente, será que nosso secretário de saúde e o prefeito vão se pronunciar? 

Com base nos números que mostram o crescimento de casos do novo coronavírus no Estado de Minas Gerais a  deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 determinou que a região leste, que se inclui a cidade de Mantena, observe regras da ONDA VERMELHA onde somente comércios considerados essenciais podem abrir suas portas.

O prefeito de Mantena, João Rufino Sobrinho  através do Decreto nº 135 de 20 de novembro de 2020 tornou público o posicionamento tomado sobre o funcionamento do comércio  ou seja, determinou que o Município seguirá as diretrizes estaduais estabelecidas  no Plano Minas Consciente,  segundo o decreto na ONDA AMARELA, que são menos restritivas,  para regulamentar o funcionamento do comércio, devendo os comerciantes locais seguirem integralmente todas as regras adequadas ao enfrentamento da disseminação da Covid-19, conforme protocolo sanitário.

No  Decreto  o  prefeito  relata  que  considera a Adesão do Município de Mantena ao Plano Minas Consciente  e enfocou  o noticiado em 18/11/2020 onde o  Governo Estadual  relata  que quatro macrorregiões de saúde mineiras regrediram para fases mais restritas do Minas Consciente, ou seja, a onda vermelha,  o Leste que estava na onda amarela voltou para onda vermelha  devido a incidência de 11% da Covid-19 nos últimos 14 dias, em todo o Estado de Minas Gerais.

Para avaliar sua decisão  o prefeito  João Rufino   relata que  Mantena  está apto dentro da possibilidade de avanço pelo critério de porte do Município de até 30.000 habitantes, conforme orientações de ondas  da macro e microrregiões do Plano Minas Consciente  para a semana de 21/11/2020 a 27/11/2020, documento atualizado em 19/11/2020 no site Minas Consciente, segundo decreto.

Situação de Mantena 

Tendo por base os últimos boletins epidemiológicos podemos observar que os casos do novo coronavírus em nossa cidade aumentam gradativamente o que preocupa sobremaneira toda a população.

Na data de ontem , quinta feira, (19), o Boletim Epidemiológico  expedido pela secretaria municipal de saúde mostrava 18 casos ativos com 04 pacientes em UTI e outros 04 pacientes internados em ala com 78 pessoas sendo investigadas em Mantena.  Ao todo  88 pessoas estavam em isolamento domiciliar.  Mantena não possui estrutura para atender a demanda, caso a contaminação não diminua e poderá ver seu sistema de saúde entrar em colapso. 

Taxa de Ocupação  UTI  COVID – Governador Valadares 

Notícias vindas da cidade de Governador Valadares dão conta de que  quase  não há mais leitos de UTI para atender internações de pacientes com COVID-19 (leitos particulares estão 100% ocupados e os do SUS com 81,3% preenchidos) ao ponto de o Prefeito André Merlo ter sido transferido para a cidade de São Paulo para seguir seu tratamento. Importante salientar  que  os doentes pelo coronavírus  em Mantena  são internados  de  imediato em Governador Valadares.   

Ministério Público 

De acordo com as informações  ao Jornalismo Mantena Online  o  Ministério Público  não foi comunicado formalmente do decreto. 

Segundo a promotora  na data desta sexta feira, (20),   foi expedido ofício a todos os municípios da Comarca requisitando informações sobre as providências adotadas para atender os protocolos previstos na onda vermelha do Minas Consciente. Ressalvando   que o prazo para resposta ainda não venceu.

Outras matérias 

Pelas Redes sociais vice-prefeito eleito reconhece “extrapolação”, mas, diz ser contra fechar comércio e lockdown em Mantena, ouça

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui